SUSTENTABILIDADE

Karsten lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade seguindo diretrizes GRI

30/07/2025 17:30:00

Karsten lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade seguindo diretrizes GRI

A Karsten, uma das mais tradicionais indústrias têxteis do Brasil, acaba de lançar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade alinhado às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), um dos principais padrões internacionais para a divulgação de práticas ESG.

O documento consolida os principais avanços da companhia em 2024, ao mesmo tempo em que formaliza metas e compromissos voltados à preservação ambiental, ao cuidado com as pessoas e à ética nos negócios.

Com mais de 140 anos de história, a empresa já realizava a divulgação anual de seu Balanço Social.

O novo relatório, no entanto, representa um passo adiante rumo à transparência e ao fortalecimento de uma atuação integrada à sustentabilidade.

A Karsten realizou um processo de escuta ativa com públicos estratégicos como colaboradores, diretoria, comunidade, conselheiros e especialistas, para definir seus temas materiais e nortear sua estratégia ESG de longo prazo.

Entre os destaques do ano está a consolidação de metas como a destinação de 97% dos resíduos gerados para reciclagem ou reaproveitamento até 2027, evitando o envio para aterros sanitários, e a mitigação de emissões de gases de efeito estufa até 2030.

A empresa também conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a certificação “Lixo Zero” com um índice de 91,6% de desvio de resíduos de aterros, reforçando o compromisso com a economia circular.

Outro marco importante foi a aprovação da Política de Sustentabilidade, que define os princípios e diretrizes para uma gestão consciente, responsável e ética em todas as áreas da companhia.

Além disso, o ESG passou a integrar de forma estruturada o planejamento estratégico da empresa e foi incorporado aos comitês de governança corporativa, com monitoramento periódico junto à diretoria executiva e ao Conselho de Administração.

O relatório também apresenta os investimentos em tecnologia, modernização do parque fabril, valorização dos colaboradores e educação ambiental, além das práticas de governança, ética e integridade.

Rosangela Schneider, Diretora de RH, diz: 

“Acreditamos que avançar na agenda ESG exige uma mudança cultural profunda”.

"Por isso, nossas metas foram construídas com os pés no chão, considerando a nossa realidade e garantindo que cada passo seja consistente, integrado ao negócio e verdadeiramente realizável”.

Sara Quevedo, Supervisora de ESG, destaca: 

“É com muito orgulho que celebramos o lançamento do primeiro Relatório de Sustentabilidade da Karsten, alinhado às diretrizes GRI”.

"Esse é um marco importante que consolida não apenas nossos avanços de 2024, mas principalmente nosso compromisso com uma gestão cada vez mais transparente, responsável e conectada com os desafios globais”.