SAÚDE

Hospital Unimed Criciúma adquire touca que evita ou reduz queda capilar em pacientes com câncer

13/11/2023 13:00:00

Hospital Unimed Criciúma adquire touca que evita ou reduz queda capilar em pacientes com câncer

O Hospital Unimed Criciúma (HUC) passa a contar com a tecnologia de crioterapia capilar para uso durante a quimioterapia

Por meio de uma unidade de refrigeração e uma touca de resfriamento – a Touca Inglesa Paxman – é realizado o esfriamento do couro cabeludo, o que evita ou reduz a queda de cabelos induzida pelo processo quimioterápico.

O tratamento oncológico pode envolver várias etapas e diferentes modalidades. 

Uma das principais é a quimioterapia, a qual consiste em utilizar substâncias químicas (medicamentos) para destruir as células cancerígenas. 

E um dos efeitos colaterais mais comuns desse procedimento é a queda de cabelos e outros pelos do corpo, o que pode afetar diretamente a autoestima dos pacientes, em especial as mulheres.

A touca deve ser usada do início ao fim do processo de quimioterapia, cuja duração varia conforme cada caso. 

No dia da infusão quimioterápica, o paciente precisa estar com o equipamento cerca de 45 minutos antes e até 1h30min após o término do procedimento. 

Por ser maleável e anatômica, permite que a pessoa apoie as costas, a cabeça e durma durante o uso, assim como também é possível ir ao banheiro.

PIONEIRISMO EM CRIOTERAPIA CAPILAR NA REGIÃO SUL 

O Hospital Unimed Criciúma é a primeira e única instituição do Sul catarinense a disponibilizar a tecnologia de crioterapia capilar aos pacientes em tratamento oncológico. 

A Paxman é uma empresa da Inglaterra pioneira e líder mundial na técnica de resfriamento controlado do couro cabeludo, apresentando até 92% de sucesso em pessoas tratadas com a touca.

Os resultados variam de acordo com os quimioterápicos aplicados e a resposta de cada indivíduo.

Interessados podem entrar em contato com o Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Unimed Criciúma para conhecer o ambiente de tratamento, a nova tecnologia e a equipe.

A enfermeira coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia do HUC, Aline Ponciano Costa Bezerra, explica:

“A crioterapia capilar reduz o fluxo de sangue no couro cabeludo e isso diminui a quantidade de medicamento absorvida pelas células foliculares, prevenindo a queda de cabelo". 

"Isso ocorre porque a quimioterapia tem como alvo as células de divisão rápida em nosso corpo e, como o cabelo está em constante divisão celular, as medicações quimioterápicas podem causar a queda dos fios”.

“A Touca Inglesa Paxman é utilizada no tratamento de câncer de mama e tumores sólidos tratados por quimioterapia endovenosa e com medicamentos que causem a queda de cabelo". 

"Ela não é indicada em casos de cânceres hematológicos, como leucemia, não-Hodgkin e outros linfomas generalizados, além de pacientes com metástase manifestada no couro cabeludo, radioterapia no crânio, doença hepática e renal grave, entre outras restrições”.

O presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes, ressalta:

“Esse é o mesmo sistema oferecido nos principais centros de referência em saúde no Brasil e no mundo, e agora está disponível para toda Criciúma e região". 

"Isso porque a constante inovação e a alta tecnologia estão entre os grandes diferenciais do HUC. Sabemos o quanto isso impacta no cuidado ao paciente, então estamos sempre em busca do que existe de mais moderno e eficiente no mercado de saúde”.