EDUCAÇÃO

Curso de Direito da Unibave promove projeto de educação digital

09/07/2025 09:30:00

Curso de Direito da Unibave promove projeto de educação digital

Os acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) estão desenvolvendo um projeto voltado para o aumento do uso da internet por crianças e adolescentes.

Intitulado Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet, o projeto teve sua primeira fase concluída com a proposta de ter alcançado cerca de 3.500 pais e responsáveis de estudantes das redes públicas e privadas dos municípios de Braço do Norte, Orleans, Cocal do Sul, São Ludgero e Urussanga. 

Conforme a coordenadora do projeto, professora Joélia Sizenando, materiais produzidos pelos acadêmicos foram compartilhados com os pais por meio do aplicativo WhatsApp e também divulgados nas redes sociais das escolas, alcançando aproximadamente 10 mil pessoas impactadas pelos conteúdos. 

A professora reforça que a ideia do projeto é orientar os responsáveis para que possam dialogar com os filhos sobre o uso consciente da internet, incentivando a comunicação aberta e o conhecimento de ferramentas que ajudem a proteger crianças e adolescentes. 

Para a segunda fase do projeto, previsto para o segundo semestre, será direcionado diretamente aos estudantes.

Segundo Joélia, o objetivo da iniciativa é promover reflexões sobre o uso ético, seguro e responsável da internet e dos recursos digitais:

"É fundamental que pais e responsáveis compreendam os perigos do ambiente virtual, como o cyberbullying, sexting, pedofilia, fake news e golpes online”.

"Essas situações comprometem a segurança, a saúde mental e o desenvolvimento cognitivo dos usuários, especialmente crianças e adolescentes". 

Para a acadêmica que está na 5ª fase de Direito, Suelen Ribeiro Leite, a proposta reforça a importância da ética também no mundo digital:

"Assim como na sociedade real, o ambiente virtual também exige regras, normas e leis"

"Precisamos educar para a cidadania em todos os espaços em que inserimos".