NEGÓCIOS

Reunião discute fortalecimento de parcerias comerciais da Argentina com Santa Catarina

19/11/2020 15:35:00

Reunião discute fortalecimento de parcerias comerciais da Argentina com Santa Catarina

Na manhã desta quinta-feira (19), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina realizou uma reunião em Florianópolis, com a presença do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli.

Em isolamento por causa da Covid-19, a governadora Daniela Reinehr participou do encontro via webconferência.

No encontro, as associações empresariais presentes buscaram soluções junto ao embaixador para fortalecer o vínculo comercial entre Santa Catarina e o país vizinho.

Em sua fala, Daniela Reinehr afirmou que o Estado não medirá esforços para aprimorar a parceria comercial com o país, que é estratégico para a recuperação econômica.

Oportunidades no Oeste catarinense

A governadora Daniela Reinehr destacou que Santa Catarina tem um importante canal de aproximação com a Argentina, via região Oeste, onde está a fronteira seca com o país vizinho, no município de Dionísio Cerqueira.

Daniela colocou a estrutura do governo do Estado à disposição para o trabalho, em conjunto, a fim de aprimorar a logística, fortalecer o comércio exterior, bem como o intercâmbio cultural entre Santa Catarina e o país vizinho. 

A governadora acrescentou ainda a importância da consolidação do aeroporto de Chapecó como um aeroporto internacional, permitindo uma conexão muito mais ágil com a Argentina pelo Oeste catarinense.

A  governadora ressaltou:

“Santa Catarina está disposta a fazer a interlocução destas demandas de forma permanente”.

“Estamos alinhados com o Governo Federal na missão de expandir as relações bilaterais, promovendo o desenvolvimento econômico”.

“Santa Catarina é aberta ao diálogo e ao trabalho em conjunto para solucionar as pautas da agenda comercial que ainda estão pendentes com parceiros importantes como a Argentina”.

“Não mediremos esforços para aprimorar a relação econômica e de amizade que já vem de longa data com o país tão querido”.

O chefe da Casa Civil, general Ricardo Miranda Aversa, reafirmou o compromisso do Estado em fortalecer a relação comercial com estados e o país vizinho:

“Não somos uma ilha, é fundamental que todos cresçam juntos e se desenvolvam para que não haja sofrimento por causa da desigualdade”. 

“E com relação à Argentina, estamos diante de um parceiro tradicional que é porta para a América do Sul e da relação bioceânica que precisa ser aprimorada cada vez mais”.

Em sua participação, o embaixador da Argentina, Daniel Scioli, agradeceu e reforçou a importância da integração com Santa Catarina:

“Acredito muito entre a sinergia entre o setor público e setor privado. Estou aqui para escutar, entender os problemas e buscarmos, juntos, as soluções”. 

“Queremos aprofundar a nossa relação ao ponto que ela não seja apenas durante uma temporada, mas o ano todo, com negócios nas áreas do comércio e da indústria”.