DGL desenvolve ferramenta analítica para a gestão de pessoas

11/03/2020 07:00:00

Análise de dados permite uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador

DGL desenvolve ferramenta analítica para a gestão de pessoas


A DGL, empresa especializada em soluções com o emprego de Big Data e Machine Learning, desenvolveu a DGL People Analytics, uma ferramenta cujo princípio é a coleta, a organização e a análise de dados aplicada à gestão de pessoas para se ter uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador dentro de uma empresa.

Seu objetivo é melhorar a qualidade da tomada de decisão sobre os profissionais a partir da coleta e do cruzamento de informações relacionadas a eles.


O CEO da DGL, Luciano Raitz, explica as funcionalidades do programa:
 

“O DGL People Analytics serve para entender melhor o colaborador, fazendo com que suas habilidades sejam utilizadas da melhor forma possível dentro da estratégia empresarial”

“Assim, é possível tanto reconhecer um funcionário que se destaca quanto identificar problemas que estejam ocorrendo, como baixa produtividade, pouco engajamento, insatisfação, alto índice de rotatividade e seleção de novo colaborador”.

 

CRUZAMENTO DE DADOS

 

A coleta de dados pode ocorrer junto aos os registros disponíveis na própria na empresa, como a marcação do ponto, que dará o número de horas trabalhadas, a folha de pagamento, que mostrará o valor monetário do funcionário, a produtividade (as áreas mais técnicas, em especial a produção, fazem esse tipo de controle como rotina) e daí por diante.

Os gestores podem verificar também as redes sociais, os dados sobre a cidade e local onde ele mora, sua a participação em atividades externas e até mesmo conversar diretamente com o funcionário para conhecê-lo melhor, saber de suas expectativas e anseios em relação à sua função, aos colegas e à empresa de forma geral.

É aí que entra o Analytics, pois ele vai pegar esses dados que estão no Big Data, cruzá-los, analisá-los e transformá-los em informação organizada e útil para a área de gestão de pessoas. 

 

Através da DGL People Analytics, é possível:
 

  1. Descobrir o que motiva os profissionais - É possível entender o que mantém os profissionais engajados com os projetos que desenvolvem, o que é de extrema importância, pois influencia diretamente na produtividade e no compromisso com os valores da empresa. Desse modo, é possível ajustar processos e rever situações que não estejam impactando de forma positiva nas equipes.

  2.  Contratar de forma mais inteligente - Mais do que um bom currículo, a contratação de novos funcionários deve considerar outros aspectos que mostrem se aquela pessoa tem o perfil adequado para o cargo e para os valores da empresa. É exatamente aí que o People Analytics vai atuar, ajudando o RH a descobrir qual é o colaborador ideal e quais candidatos mais se assemelham a ele.

  3. Acompanhar a produtividade da empresa - Sabe a premissa de que tempo trabalhado não é sinônimo de produtividade?
    Ela é real e os resultados positivos dependem de vários fatores, como um bom ambiente de trabalho, tempo de descanso e motivação.
    Com o People Analytics, o RH consegue utilizar a análise dos dados para promover mudanças e conquistar um alto índice de desempenho das equipes.

  4. Decidir de forma estratégica - Por fim, o cruzamento de dados permite que as decisões não só do RH, mas da empresa como um todo, sejam feitas de forma mais estratégica, o que é essencial para impulsionar o desenvolvimento do negócio.
    Mas, claro, para que isso seja alcançado é essencial promover uma mudança na cultura organizacional, pois apenas assim a implementação do DGL People Analytics no RH acontecerá de forma correta e realmente dará os resultados esperados.


INTELIGÊNCIA GERENCIAL

  • A DGL é uma empresa blumenauense formada por profissionais com mais de 25 anos de mercado e experiências em áreas como desenvolvimento de sistemas a aplicações web. 

  • Equipe de profissionais formada por consultores certificados internacionalmente pelo fabricante e com experiência sênior na área de Business Intelligence, Data Warehouse, Business Discovery, Visual Analytics e Report Distribution.

  • Seus profissionais atuam no mercado corporativo desde 1996, com projetos desenvolvidos em uma série de outras ferramentas além do Qlik. 

  • Desenvolve produtos voltados à gestão, em áreas como vendas e RH.

  • A DGL nasceu em 2005 com Bodyshop para ferramentas Oracle e com consultoria para seleção e implantação de ERP´s. 

  • Formou parceria com a Master Reseller Toccato para ser distribuidora da Plataforma Qlik em todo o Brasil.

  • Possui metodologia de projetos totalmente baseada no trabalho de Ralph Kimball (precursor mundial do Business Intelligence), acrescentando apenas algumas técnicas práticas que ajudam na identificação rápida e estruturada dos Data Marts com base nos Documentos e Eventos que fazem parte dos processos de negócio da empresa.

 

Entre seus produtos está o DGL Leads (Prospecção de Resultados), destinada a gerar prospects com alto grau de efetividade.

 

LINHA DIRETA
WWW.DGLSERV.COM.BR
contato@dglserv.com.br
(47) 99185-0155