INCLUSÃO

Semana Inclusiva 2021 chega na 7ª edição com mais de 19 mil vagas em SC

14/09/2021 13:00:00

Semana Inclusiva 2021 chega na 7ª edição com mais de 19 mil vagas em SC

A Semana Inclusiva 2021 (SISC) está programada para ocorrer neste mês de setembro. 

Trata-se de um evento criado em Santa Catarina para oportunizar a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho.  

Pelo segundo ano consecutivo, a SISC será totalmente online, com transmissão ao vivo para todo o estado, pelo YouTube do canal oficial da Semana Inclusiva e do Instituto Gentes, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, das 14h30min às 16h30min. 

A programação inclui temas relacionados à Diversidade e Inclusão, Cuidado e Bem-Estar, Esporte e Lazer, Trabalho e Emprego, Novas Tecnologias e Novas Linguagens e Acessibilidade com foco principal na empregabilidade do público alvo. 

O pré-evento, denominado Sensibilização, ocorreu na última sexta-feira (10.09), também de forma virtual, nos canais das demais atividades. 

A Sensibilização tem por objetivo orientar o empregador sobre a necessidade do cumprimento do art. 93 da lei 8.213/91 e como é possível, por meio da Semana Inclusiva, encontrar mão de obra qualificada para as cotas.

Na Lei das Cotas se enquadram hoje 1.986 empresas catarinenses. 

São estabelecimentos com mais de 100 empregados devem destinar vagas para beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pessoas com deficiência. 

A reserva legal para firmas com até 200 empregados é de 2%; de 201 a 500 (3%); 501 a 1.000 (4%); mais de 1.001 (5%). 

A legislação vigente também prevê multa pelo descumprimento das cotas.

Segundo dados do CAGED, do total de 42.560 vagas que deveriam, obrigatoriamente, estar preenchidas por pessoas com deficiência e reabilitados do INSS em SC, 23.285 estão ocupadas, outras 19.275 seguem abertas. 

Ou seja, o estado catarinense tem hoje 54,71 % das cotas preenchidas. 

Em 2014, um ano antes do Feirão de Empregos – o Dia D - que deu origem a Semana Inclusiva, era de 35,72% pelos dados da RAIS.

O PAPEL DA SEMANA INCLUSIVA PARA A APROXIMAÇÃO DE EMPREGADORES E EMPREGADOS 

A Semana Inclusiva Santa Catarina é um  evento do  Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT) e da Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, organizada pelo UNOPS - a Agência das Nações Unidas Especializada em Gestão de Projetos, Infraestrutura e Compras, em parceria com mais de 58 entidades governamentais e não governamentais do estado que você pode conhecer no site oficial do evento.

Apesar de o foco principal da SISC estar na empregabilidade, uma vasta programação com personalidades e autoridades nacionais é promovida paralelamente ao Dia D – Feirão de Empregos - para promover todas as formas de inclusão nos mais variados setores da sociedade. 

A programação oficial será divulgada ainda esta semana. 

Haverá, inclusive, um plantão de atendimento jurídico para o público alvo da ação. 

Empresas e candidatos interessados em participar do evento podem fazer inscrição gratuita pelo formulário on-line deve ser preenchido no site.





Evento apresenta novos talentos em desenvolvimento de sistemas ao mercado de TI

Durante dois dias, empresas poderão conhecer e avaliar perfis de alunos do Entra21-Blusoft para contratação