STARTUPS

Startup de Chapecó vence etapa regional do Programa Nascer

24/10/2025 10:30:00

Startup de Chapecó vence etapa regional do Programa Nascer

Chapecó foi palco da final regional do Programa Nascer, iniciativa do Sebrae/SC, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).

O programa, foi realizado simultaneamente em 15 cidades catarinenses, tem como propósito incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras e apoiar empreendedores na criação de startups de base tecnológica.

O evento ocorreu na quarta-feira (22) no Pollen Parque Científico e Tecnológico.

Durante dois meses e meio, os participantes passaram por um processo de capacitação com encontros online e presenciais, envolvendo mentorias, oficinas e atividades práticas.

A jornada culminou na apresentação dos pitchs finais, momento em que os empreendedores expuseram suas soluções ao público e à banca avaliadora.

A grande campeã da etapa de Chapecó foi a startup Orívah, liderada por Laiane Sgarbossa, com os sócios Luiz Dalago Júnior e Jakson Luís Dalago.

A equipe representa uma inovação inédita na região ao unir arte e tecnologia em uma proposta voltada à segurança e compliance no mercado de artes.

A Orívah desenvolveu um ecossistema de soluções tecnológicas que fortalece o mercado cultural, valoriza o trabalho dos artistas e promove confiança entre criadores e colecionadores.

A startup agora se prepara para representar Chapecó na grande final estadual, que será realizada em Florianópolis, no mês de novembro.

Além da Orívah, outras startups também se destacaram por suas propostas inovadoras, aborda temáticas como recuperação de atletas, com base em estudos científicos, e marketing inteligente com uso otimizado de tráfego pago.

Segundo Laiane, a ideia surgiu de uma dor pessoal como arquiteta e artista:

 “Percebíamos muitos casos de plágio e a ausência de mecanismos que garantissem autenticidade e procedência das obras”.

“A partir dessa necessidade, desenvolvemos uma solução baseada em blockchain, que assegura o registro imutável das criações e a transparência nas transações artísticas”.

De acordo com o analista de negócios do Sebrae/SC, Renê Luiz Anziliero, o programa tem fortalecido o ecossistema de inovação catarinense:

“Ficamos muito felizes em ver um alto índice de startups que chegaram até a final. Este ano, das 30 que iniciaram o programa, 23 apresentaram seus pitchs”.

“Isso mostra a maturidade crescente dos empreendedores da região e a relevância do Nascer para o desenvolvimento de novas soluções”.

“O resultado da edição 2025 do Programa Nascer em Chapecó reafirma o potencial de inovação do Oeste catarinense e o impacto positivo das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e à tecnologia”.  

O coordenador do Polo de Chapecó no Programa Nascer, Allan Mafessoni, também comemorou o desempenho dos participantes:

“Conseguimos manter um ótimo número de projetos até o final, com excelente qualidade”.

“O grupo aproveitou bem os conteúdos e agora segue ao mercado mais preparado, com maiores competências e mais chances de sucesso”.