TECNOLOGIA

Como a ProWay moldou o ecossistema tech catarinense

12/08/2025 15:30:00

Como a ProWay moldou o ecossistema tech catarinense

Em 1995, quando computadores com processador 386 custavam o equivalente a vários salários mínimos, o Windows ainda era privilégio de poucos, a internet chegava às casas por linha telefônica e celulares pesavam quase meio quilo, nascia no centro de Blumenau a ProWay.

A proposta era ousada para a época: oferecer treinamentos intensivos e profissionalizantes em tecnologia para qualquer pessoa disposta a ingressar no setor, rompendo o modelo restrito a grandes empresas.

Ao longo de três décadas, a ProWay consolidou-se como protagonista na formação de talentos e no fortalecimento do ecossistema tecnológico catarinense.

Começou com cursos livres e evoluiu para trilhas de aprendizado completas, preparando profissionais para diferentes áreas do mercado.

Sua expertise também foi decisiva para qualificar equipes de empresas como T-Systems e Capgemini, atraindo investimentos e elevando o nível de competitividade da região.

No campo social, a ProWay liderou projetos de grande impacto em parceria com o primeiro setor (poder público) e o terceiro setor (como o Blusoft).

Programas como o Entra21, o GeraçãoTec e o +Devs2Blu capacitaram gratuitamente milhares de pessoas, promovendo inclusão, diversidade e contribuindo para a transformação da matriz econômica local.

Agora, no marco dos seus 30 anos, a ProWay se reorganiza como Grupo ProWay, estruturando sob uma única identidade suas diferentes frentes:

For You – marca voltada ao público em geral, reunindo trilhas técnicas e comportamentais, presenciais, online e EAD, com formações como Adas DEV, Super DEV, Tech Explorers, Tech Gamer, iBusiness e ADS & Mídia.

For Business – frente corporativa com soluções de atração, seleção, formação de talentos, universidades corporativas e treinamentos customizados.

For Schools – soluções para escolas, com formações extracurriculares e curriculares voltadas a tecnologia e competências do futuro.

Ready – programas gratuitos financiados por empresas, entidades e instituições parceiras, que possibilitam a milhares de pessoas estudarem com o mesmo padrão de qualidade de todas as marcas do grupo.

O CEO Sérgio Tomio, afirma: 

“Essa reorganização é menos sobre mudar o nome e mais sobre deixar claro tudo o que já fazemos”.

"É a chance de ampliar nosso impacto, com foco, estratégia e propósito, sem perder a essência que nos trouxe até aqui”.