EMPRESAS

Luthier PI se consolida após aliança entre empresas

30/06/2025 17:30:00

Luthier PI se consolida após aliança entre empresas

A união de duas das mais experientes consultorias de propriedade intelectual de Santa Catarina deu origem a um novo protagonista no mercado nacional: a Luthier Propriedade Intelectual.

Resultado da fusão entre a Stagio, com 36 anos de atuação, e a Cerumar, com 25 anos de história, a nova empresa nasce com o propósito de tratar ativos intangíveis — como marcas, patentes e direitos autorais — como pilares estratégicos para a inovação e o desenvolvimento econômico.

A Propriedade Intelectual (PI) compreende o conjunto de direitos que protegem criações artísticas, invenções, marcas, softwares e desenhos industriais.

Ao assegurar a exclusividade de uso e a exploração econômica dessas criações, ela oferece segurança jurídica, estimula a inovação e fortalece a competitividade.

Em um cenário cada vez mais globalizado, gestores que valorizam seus ativos intangíveis têm mais chances de atrair investimentos, estabelecer parcerias estratégicas e expandir seus negócios.

Com um portfólio combinado de mais de 50 anos de experiência, a Luthier PI já nasce sólida, com mais de 8 mil processos — nacionais e internacionais — sob gestão, atendendo mais de 4,5 mil clientes de áreas como tecnologia, agronegócio e indústria criativa.

Seu escopo de atuação vai desde o registro e defesa de marcas, obtenção de patentes junto ao INPI e proteção de softwares, até consultorias preventivas, estratégias de licenciamento e desenho industrial.

Para garantir esse nível de excelência, a empresa conta com uma equipe multidisciplinar de mais de 50 profissionais — entre advogados, engenheiros, técnicos e especialistas em PI — constantemente atualizados com as principais tendências do mercado.

Com escritórios espalhados por todas as regiões de Santa Catarina, além de unidades em Curitiba (PR) e Palmas (TO), e uma rede de parceiros no Brasil e no exterior, a Luthier está preparada para atender desde startups até grandes grupos empresariais.

A consolidação também reforça o apoio ao ecossistema de inovação no estado.

Startups e empreendedores agora têm acesso a uma consultoria especializada desde o início de suas jornadas, o que permite estruturar corretamente seu portfólio de PI, evitar erros comuns e garantir exclusividade de uso em todo o território nacional.

Além de atender demandas empresariais, a Luthier PI quer ampliar a cultura de valorização do conhecimento.

Para isso, promove workshops, firmará parcerias com universidades e atuará em ações de sensibilização voltadas à sociedade, buscando demonstrar a importância da propriedade intelectual como ativo estratégico e permanente.

Flávio César Brugnago, sócio da Luthier e fundador da Cerumar, afirma: 

“Unimos o que cada uma tinha de melhor, com o objetivo de oferecer uma estrutura mais robusta e acessível para empresas de todos os portes”.

André Bruns, sócio da Luthier e fundador da Stagio, complementa: 

“Estamos criando uma empresa catarinense com potencial de liderança nacional no setor de propriedade intelectual”.

"Nosso propósito vai além da proteção: queremos impulsionar a inovação como motor de desenvolvimento”.








A força da representatividade: um compromisso da CDL Blumenau com os associados

Artigo por Antonio Bittelbrunn Junior (Toni), presidente da CDL Blumenau