TURISMO

Movimentação internacional em aeroportos de SC bate recordes mesmo após o verão

02/06/2025 13:00:00

Movimentação internacional em aeroportos de SC bate recordes mesmo após o verão

A aviação comercial em Santa Catarina segue em ritmo acelerado de crescimento, mesmo após o encerramento da alta temporada.

Segundo dados da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o estado registrou em abril o maior número de passageiros internacionais da sua história.

Foram 74,3 mil embarques e desembarques, um aumento de 79% em relação ao mesmo mês de 2024.

No acumulado do ano, já são 626,2 mil passageiros, alta de 67,8% sobre o mesmo período do ano anterior — o equivalente a 70% de toda a movimentação registrada em 2024.

O desempenho expressivo é resultado direto da expansão de rotas internacionais e da articulação entre o setor público e a iniciativa privada.

CARGAS INTERNACIONAIS TAMBÉM BATEM RECORDE 

Além da movimentação de passageiros, o segmento de cargas internacionais também apresentou crescimento expressivo.

Em abril, foram 536,8 toneladas transportadas, um avanço de 143,9% em comparação com o mesmo mês de 2024.

No acumulado do ano, já são 2,3 mil toneladas, uma alta de 75,6%.

Toda a movimentação ocorreu via Aeroporto Internacional de Florianópolis, que se consolida como o principal hub logístico do estado.

VOOS DOMÉSTICOS EM ALTA E INTERIORIZAÇÃO DA CONECTIVIDADE 

O setor doméstico também segue em expansão.

No primeiro quadrimestre de 2025, foram registrados 2,3 milhões de passageiros nos aeroportos catarinenses, um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Aeroporto de Florianópolis lidera o ranking, com 1,2 milhão de passageiros, seguido por Navegantes (734,6 mil), Chapecó (188,2 mil), Joinville (175,9 mil), Jaguaruna (33,6 mil) e Correia Pinto (3,6 mil).

A movimentação de cargas domésticas também teve alta: 4,3 mil toneladas foram transportadas nos primeiros quatro meses do ano, crescimento de 7%.

Os principais aeroportos no setor foram Florianópolis (1,8 mil toneladas) e Navegantes (1,7 mil toneladas), com destaque também para Joinville (377,6 toneladas), Chapecó (261,3 toneladas) e Jaguaruna (33,3 toneladas).

O governador Jorginho Mello afirma: 

“O Governo tem trabalhado muito para abrir novas rotas que liguem Santa Catarina com o mundo”.

"Já conquistamos uma ligação com a Europa pela TAP e com a América Central pela Copa Airlines”.

"E vamos continuar investindo para ampliar essas conexões, que geram oportunidades de crescimento e negócios internos e internacionais”.

O secretário da SPAF, Beto Martins, destaca que o sucesso é fruto de uma construção estratégica e colaborativa com o setor aéreo:

"As empresas aéreas têm acreditado no potencial turístico de Santa Catarina e, com uma oferta maior de voos e assentos, isso se reflete nos números”.

"O bom relacionamento entre o Governo do Estado, os gestores dos aeroportos e as companhias aéreas gera confiança para que os investimentos se consolidem em resultados como esse”.