TECNOLOGIA

Como a tecnologia transformou o atendimento ao público em Pomerode

19/05/2025 11:30:00

Como a tecnologia transformou o atendimento ao público em Pomerode

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode agora também se destaca pela modernização na gestão pública.

Com investimentos em tecnologia e a adoção de um novo modelo de cobrança de tributos municipais, o município reduziu drasticamente o tempo de resposta em processos como emissão de certidões negativas, alvarás de construção, habite-se e análises de projetos.

Procedimentos que antes levavam até 20 dias agora são concluídos em menos de uma semana.

A principal mudança percebida pela população foi a substituição do antigo modelo de cobrança via convênio Febraban pelo boleto registrado.

A medida acelerou a compensação bancária dos pagamentos, o que permitiu maior agilidade no trâmite burocrático.

Toda a operação é integrada ao sistema de gestão pública da catarinense IPM Sistemas, que fornece a tecnologia usada pelo município.

A adoção do novo sistema também eliminou problemas como a duplicidade de pagamentos, que geravam a necessidade de reembolso ao cidadão e retrabalho para o setor público.

Com a compensação automática, os processos ganham fluidez e dispensam intervenções manuais.

Gilson Juari Wudtke, da Secretaria de Finanças de Pomerode, comenta: 

“O maior beneficiado é o contribuinte, que percebe a redução da burocracia no dia a dia”.

"Antes, ele precisava esperar a confirmação do pagamento para seguir com a solicitação de documentos ou dar andamento a processos”.

"Se uma análise de projeto levava 20 dias, agora pode ser feita em cinco".

"Isso representa um ganho direto para quem depende dos serviços públicos”.

Segundo Marcelo Alvin Kiefer, coordenador de desenvolvimento de software de tributação da IPM Sistemas, a modernização solucionou gargalos operacionais:

“Antes, a baixa de um boleto podia levar até três dias e dependia de um funcionário”.

"Se ele estivesse de férias ou afastado, o processo poderia ficar parado”.

"Agora, a compensação é automática, o sistema processa os dados assim que o banco os disponibiliza, e o cidadão pode ter sua CND de forma rápida, sem precisar aguardar dias pela baixa do débito".