INDÚSTRIA

Água da Serra reinventa seu negócio e investe R$ 120 milhões em nova fábrica

01/10/2024 13:00:00

Água da Serra reinventa seu negócio e investe R$ 120 milhões em nova fábrica

O Espaço Indústria, na FIESC, recebe este mês a Água da Serra, que produz a famosa laranjinha, uma bebida que para muitas pessoas remete à infância. 

Mas engana-se quem pensa que a empresa de Braço do Norte deu início a sua história por meio desta bebida, em 1943. 

Na verdade, as gasosas de guaraná, framboesa e limão foram as primeiras criações da companhia, lembra o CEO da Água da Serra, Eymard Frigotto.

A icônica laranjinha só veio em 1960. 

A Água da Serra nasceu fabricando as gasosas de guaraná, framboesa e limão, além de uma bebida quente fabricada de cachaça, o Bitter. 

Atualmente, a indústria tem 50 produtos em quatro marcas diferentes: os refrigerantes Água da Serra, destinados ao público mais cativo e que tem na memória o consumo da laranjinha; a XP Energy Drink, com bebidas energéticas; a Shift, com bebidas alcoólicas; e a Laví, uma marca focada em saudabilidade, com águas funcionais e 30 sabores de chás.

A reinvenção do negócio se consolida com a inclusão no portfólio das águas funcionais, com foco em saúde e bem-estar, e bebidas alcoólicas, recém-lançadas em uma das maiores feiras do setor supermercadista. 

Recentes investimentos da Água da Serra também permitirão à companhia dobrar sua produção anual, que hoje é de 160 milhões de litros. 

A nova fábrica está em construção na cidade de Entre Rios, na Bahia, e recebeu investimentos de R$ 120 milhões.

Desde 2006, mantém o projeto Bica Água da Serra, uma fonte de água purinha que fica na lateral externa da sede da fábrica, em Braço do Norte. A água que sai na bica é a mesma usada para fazer os refrigerantes. 

Tem origem em um poço artesiano que, logo após a sua extração, passa por um tratamento com filtro, deixando a água pronta para o consumo. 

Qualquer pessoa pode abastecer bombonas de água e garrafas ao passar por ali.

Frigotto revela:

“Nós fizemos um investimento no parque fabril para dobrar nossa capacidade de produção por meio do lançamento de produtos todos os anos. Em breve, vamos lançar barras de cereais”.