SOLUÇÕES

Blumenau Iluminação implementa soluções de autoatendimento para melhorar experiência dos clientes

19/01/2024 10:00:00

Blumenau Iluminação implementa soluções de autoatendimento para melhorar experiência dos clientes

A Blumenau Iluminação celebrou 45 anos em agosto de 2023 se preparando para mais uma expansão.

A empresa investiu cerca de R$ 12,6 milhões na compra de um imóvel para ampliar o centro de distribuição, aumentando sua área em mais 11 mil metros quadrados. 

Registrou crescimento de 160% em faturamento nos últimos cinco anos e aumento de 70% no número de colaboradores.

Com presença em todo o Brasil e em mais de 10 países da América Latina, a companhia tem o objetivo de ser a maior fabricante do segmento no Brasil para os próximos 3 anos.

A Blumenau Iluminação enfrentava desafios relacionados à entrega de boletos e, embora houvesse automação via ERP, a entrega limitada por e-mail abria portas para fraudes, uma vez que os clientes não contavam com um canal oficial para checar sua autenticidade ou retirar segundas vias.

Além disso, com o crescimento de sua carteira de clientes, a entrega de boletos por e-mail tornou-se um gargalo para a eficiência operacional. 

Esse cenário gerou a necessidade de alocação de um profissional exclusivamente para atender solicitações de boletos, o que não era o ideal para a operação.

Diante dessa situação, a companhia reconheceu a urgência em revisitar e otimizar este processo, buscando uma solução que garantisse mais segurança e eficiência na gestão financeira, permitindo a liberação da equipe para focar em áreas mais estratégicas da empresa.

SOLUÇÕES 

A Simplifica+ surgiu como a solução para os desafios da Blumenau Iluminação. 

Com sua abordagem centrada no autoatendimento, a plataforma padronizou e acelerou a entrega de segundas vias de boletos, tornando todo o processo mais seguro e eficiente. 

Isso não apenas liberou o time de tarefas manuais, mas também melhorou a experiência do cliente. 

A adesão de mais de 10 mil clientes ao portal destaca o alcance e a aceitação da solução.

A Blumenau Iluminação implementou soluções de maneira gradual, aproveitando a modularidade da plataforma. 

Começou pelo módulo de Segunda Via de Boletos, seguido de Notas Fiscais e, posteriormente, de Acompanhamento de Pedidos. 

A ferramenta agora é uma parte importante dos processos Financeiros, Comerciais e de Logística.

Com o acesso 24/7 à plataforma, observou-se ainda a melhoria nos pagamentos em dia e a redução na inadimplência. 

A disponibilidade do boleto evitou atrasos justificados pela falta do documento. 

Além disso, a plataforma possibilitou negociar uma modalidade mais econômica de boletos junto aos bancos, acelerando o retorno sobre o investimento. 

No último ano, os clientes geraram cerca de 60.000 segundas vias de boletos, o que representa uma média de aproximadamente 5.000 segundas vias por mês.

A parceria resultou em uma economia de mais de 11.000 horas operacionais somente este ano.

A expansão para os módulos de Notas Fiscais e Acompanhamento de Pedidos trouxe ganhos adicionais, aliviando o time de logística de tarefas repetitivas e fornecendo aos representantes comerciais informações atualizadas.

Daniela Andrade, Gerente Financeira da Blumenau Iluminação, comenta:

“Fortalecer a relação com os clientes e oferecer uma melhor experiência, é prioridade em nossa empresa! Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com esta parceria entre Blumenau Iluminação e Simplifica+".

“A Simplifica+ surgiu como um divisor de águas, especialmente no cenário inesperado da pandemia. O portal do cliente foi fundamental durante a alta demanda por atendimentos online e maior uso de smartphones pelos clientes". 

"A ferramenta não apenas manteve o atendimento fluido, mas também permitiu usar o capital humano em tarefas mais estratégicas”. 

“A Plataforma Simplifica+ se tornou essencial para nossa equipe interna, e principalmente para nossos clientes e representantes". 

"Destaco a importância da segurança, agilidade e autonomia, que hoje nossos clientes possuem com a solução eficaz que oferecemos em nosso portal”.

 

SANTA CATARINA MODA E CULTURA

Somos uma Plataforma Colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

Empresas associadas: Altenburg, Andritex, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Malwee, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, ONDM, Tecnoblu, Todolivro, Tony Fun, TêxtilLab e TRTêxtil.

Instituições de ensino parceiras: Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

Apoiadores - Fiesc-Senai, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil.

Parceiros - Fundação Fritz Muller, Sintex, Acib, Assintecal, e Sebrae.

Saiba mais sobre nós. Venha nos conhecer. Participe!

www.scmc.com.br







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda