INDÚSTRIA TÊXTIL

SCMC encerra trilha de conteúdo sobre Governança&Circularidade com representantes da Renner, PetLove e Grupo Leonora

03/10/2023 09:00:00

SCMC encerra trilha de conteúdo sobre Governança&Circularidade com representantes da Renner, PetLove e Grupo Leonora

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) promoveu durante cinco meses encontros do comitê Governança&Circularidade, onde Rafaela Carl, especialista em sustentabilidade, desenvolveu conteúdos e conduziu os cinco encontros com o tema: boas práticas de governança para sustentabilidade na jornada de construção de uma indústria mais circular.

Os encontros do comitê de Governança&Circularidade tiveram como foco ampliar o repertório e instrumentalizar as organizações na construção da gestão e governança da agenda ESG, que passa pela priorização de temas, definição de estratégias, metas e indicadores, além da comunicação transparente em relatórios e outros canais. 

A jornada de aprendizado também foi desenvolvida com trocas, percepções e vivências dos participantes de cada empresa. 

Rafaela comenta que acredita que a trilha contribuiu para fortalecer o entendimento de que sustentabilidade é uma jornada. “Quanto mais ela for integrada de forma estratégica e consistente ao negócio, maiores serão os resultados, incluindo a construção de reputação positiva com os públicos de relacionamento da organização”.

Estes encontros tiveram as pautas: “O que é Governança, na prática”, “Estratégia de sustentabilidade”, “Formalização da estratégia de sustentabilidade”, “Controle de monitoramento dos resultados”, e “Comunicação da sustentabilidade”, que nortearam o desenvolvimento do grupo. 

“Os desafios da sustentabilidade são uma urgência global, e sem dúvida as organizações que compreenderem suas responsabilidades e as oportunidades na transição de negócios mais circulares e integrativos, permanecerão relevantes e prósperas”, completa Rafaela Carl - Pupa - Gestão, Comunicação e Educação para a Sustentabilidade. 

E para fechar esse ciclo, as empresas Renner, PetLove e Leonora, que não fazem parte do SCMC, foram convidadas para contar sua construção da gestão e governança de suas agendas ESG.

O evento é voltado para profissionais de todas as áreas que conectam com a agenda ESG em suas organizações. 

Promovido pelo SCMC, o evento é aberto ao público e não tem a necessidade de inscrição prévia. 

Acontece neste dia 04 de outubro, das 09h às 11h, no Centro de Inovação de Blumenau – Rua São Paulo, 3366, Itoupava Seca, Blumenau, andar térreo, auditório.

 

SANTA CATARINA MODA E CULTURA

Somos uma Plataforma Colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

Empresas associadas: Altenburg, Andritex, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Malwee, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, ONDM, Tecnoblu, Todolivro, Tony Fun, TêxtilLab e TRTêxtil.

Instituições de ensino parceiras: Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

Apoiadores - Fiesc-Senai, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil.

Parceiros - Fundação Fritz Muller, Sintex, Acib, Assintecal, e Sebrae.

Saiba mais sobre nós. Venha nos conhecer. Participe!

www.scmc.com.br







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda