INVESTIMENTOS

IMA emite licença para empresa Neoenergia ampliar transmissão de energia elétrica em SC

29/07/2021 18:40:00

IMA emite licença para empresa Neoenergia ampliar transmissão de energia elétrica em SC

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a empresa Neoenergia ampliar as Linhas e Redes de Transmissão de Energia Elétrica do Empreendimento Joinville Sul – Itajaí II – Biguaçu.

O empreendimento, no valor de R$ 1 bilhão, é fundamental para melhorar a disponibilidade de energia do sistema elétrico da região.

Com o objetivo de reforçar o Sistema Interligado Nacional (SIN) na fronteira do norte do Estado de Santa Catarina com o estado do Paraná, o empreendimento terá, aproximadamente, 290,43 km de extensão, interceptando 16 municípios catarinenses, sendo eles: Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Camboriú, Corupá, Guaramirim, Ilhota, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Luiz Alves, Massaranduba, Navegantes, São João do Itaperiú, Schroeder, e Tijucas.

Na construção de todo o empreendimento serão instaladas aproximadamente 742 torres de transmissão. 

A obra faz parte do conjunto de obras necessários para a ampliação de reforços nos sistemas de transmissão do SIN, especificamente para a região Nordeste de SC, sendo parte de um planejamento estratégico que busca viabilizar o intercâmbio energético das fontes geradoras, em especial da região Norte, com os subsistemas com demanda.

O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, explica:

“A obra visa o aumento da confiabilidade no fornecimento de energia elétrica respeitando as diretrizes socioambientais, com o objetivo de evitar colapsos de energia como apagões, além de impactar positivamente no desenvolvimento econômico das empresas e comunidades desta região”.

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, destaca:

“Uma notícia animadora e muito importante para o desenvolvimento do Estado, principalmente nesta arrancada pós pandemia. A segurança energética é fator primordial para o crescimento econômico, por isso trabalhamos em conjunto, Governo entidades e setor produtivo, com ações focadas na competitividade e que seja um atrativo de novas empresas, emprego e oportunidades aos catarinenses”.