RAMO SISTEMAS SANTA CATARINA

Sistema integrado de gestão: como migrar para o ERP em nuvem?

29/06/2021 21:00:00

Sistema integrado de gestão: como migrar para o ERP em nuvem?

A transformação digital veio para otimizar os processos internos da empresa e torná-los mais práticos. Mas, para isso ocorrer, é necessário também promover pequenas alterações nas ferramentas que são utilizadas, como migrar o sistema integrado de gestão para a nuvem. 

A jornada cloud é uma iniciativa essencial para empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Com o sistema ERP em nuvem, a organização ganha muito em integração e agilidade, assim como outros benefícios. Confira a seguir. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS?

Com a migração do sistema integrado para a nuvem, a empresa torna seus processos muito mais fluídos, já que a troca de informações ocorre em tempo real

Dessa forma, não é mais necessário aguardar que determinado departamento compartilhe um dado específico, pois é possível visualizá-lo de maneira fácil por meio da centralização.

Basta atribuir diferentes níveis de permissão em relação às informações que serão acessadas. Assim, a segurança é mantida e não há tempo de espera, tornando a equipe muito mais produtiva. 

Além disso, a migração do sistema integrado para nuvem automatiza as tarefas repetitivas, reduzindo a incidência de erros e os atrasos e capacitando a empresa para atender muito mais clientes, estimulando assim o seu crescimento. 

Outro benefício de destaque é a redução de gastos. Com a migração para a nuvem, não há a necessidade de manter equipamentos de TI, como servidores físicos, excluindo essas despesas e as referentes a manutenção dessa aparelhagem. 

COMO É O PROCESSO DE MIGRAÇÃO PARA A NUVEM?

A migração do sistema integrado de gestão para a nuvem não é um processo complicado quando há uma empresa especializada te auxiliando. 

No entanto, como toda grande mudança, é necessário se preparar adequadamente para que seja bem-sucedida. 

Pensando nisso, nós separamos 5 dicas para te auxiliar na migração de sistema integrado de gestão para a nuvem. 

Acompanhe:

Crie um cronograma e cumpra-o - Ao migrar o sistema integrado de gestão é necessário que se tenha um cronograma bem elaborado para não interromper o fluxo de trabalho da empresa. 

Ou seja, defina quais os dados, aplicativos e ferramentas mais essenciais para o funcionamento do negócio e deixe-os por último. 

Transfira primeiro os que são menos utilizados e certifique-se que todas as etapas foram comunicadas para os departamentos envolvidos, com o objetivo de evitar atrasos que possam ser causados pela má comunicação. 

Também prepare sua equipe de TI adequadamente, fornecendo treinamento se necessário para executar as novas tecnologias.

Faça o inventário de seus aplicativos e dados - Por mais que sua empresa seja pequena e possua uma operação enxuta, há uma série de  ferramentas, dados e arquivos que são necessários para que ela funcione, mesmo aqueles que não são utilizados com tanta frequência.

Nesse sentido, realize um levantamento de tudo o que o negócio tem, para garantir que nada seja deixado para trás. 

Avalie o impacto da mudança - Ao realizar a migração do seu sistema integrado de gestão é necessário avaliar bem qual é o impacto dessa mudança não somente nos seus processos internos, mas também para os seus clientes e parceiros. 

Quanto mais clara essa informação for para você, melhores planejamentos conseguirá desenvolver, isso porque é preciso pensar em ações corretivas para os casos de ocorrerem quaisquer problemas.

Mantenha o canal de comunicação aberto - É normal que os seus colaboradores levem um tempo para se adaptar às mudanças. Além do mais, todos os processos internos sofrerão alterações. 

Nesse sentido, reforce aos gestores a importância de se manter aberto, tanto para escutar feedbacks quanto para auxiliar algum profissional caso ele encontre dificuldades. 

Também é importante que a empresa demonstre que a migração trará inúmeros benefícios para o cotidiano dos colaboradores e clientes.

Conte com uma empresa especializada - Sem o auxílio de uma empresa especializada, a migração do sistema integrado de gestão para a nuvem pode levar meses e até anos, além de haver a possibilidade de interromper o fluxo de trabalho. 

Para que o processo seja feito sem implicações e não afete a produtividade do negócio, conte com a Ramo Sistemas, uma empresa que oferece ao seu negócio o SAP Business One, um software de gestão robusto e inovador.

Além de possuir uma implementação rápida e efetiva, o SAP Business One é totalmente intuitivo, facilitando a adesão de seus colaboradores e outros agentes de negócio. Assim como, permite completa personalização, se adequando à realidade da sua empresa.

A Ramo garante todo suporte desde o planejamento até o monitoramento da ferramenta, assegurando qualidade, alta disponibilidade e eficiência.

E-BOOK GUIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA

Para ajudá-lo a integrar áreas e processos, preparamos um e-book completo para você entender os principais pontos relacionados à gestão estratégica e como otimizá-los.

Confira o que você vai encontrar no nosso guia:

  • Importância da gestão estratégica
  • O que considerar na gestão estratégia do setor de serviços
  • Planejamento
  • Gestão de pessoas
  • Gestão financeira e fiscal
  • Benchmarking
  • Vendas
  • Indicadores de desempenho
  • Gestão de processos
  • Como gerenciar, automatizar e integrar áreas
  • Como implementar o SAP Business One

Clique AQUI para baixar o e-book gratuitamente.

 

RAMO SISTEMAS SANTA CATARINA

A Ramo Sistemas é uma empresa focada em soluções de software de ERP, CRM, Mobile e Analytics baseadas no SAP Business One. 

Tem mais de 600 clientes SAP Business One em todo o Brasil. É o principal parceiro SAP no Brasil para o segmento de pequenas e médias empresas, divisões de grandes corporações e empresas em crescimento.

Em SC atuamos através da Ramo Santa Catarina, uma das líderes em vendas de SAP Business One entre todas as dezenas de parceiras da Ramo Sistemas.

Entre em contato conosco:
www.ramosantacatarina.com
Telefone/WhatsApp: (47) 3305-5414