INOVAÇÃO

XLam Engineering é selecionada como finalista da premiação nacional da Innovation Latam

01/06/2021 11:00:00

XLam Engineering é selecionada como finalista da premiação nacional da Innovation Latam

A XLam Engineering,  empresa que desenvolve e compartilha tecnologias para sistemas construtivos Green Building em toda a América Latina, residentes no Centro de Inovação Blumenau (CIB), disputou em meio a outros 63 inscrito e foi selecionada entre as três melhores ideias na categoria Materiais e Processos Inovadores da premiação nacional Innovation Latam

Na última fase do processo, que ocorreu no dia 21 de maio, apenas as melhores ideias apresentaram o pitch à banca julgadora. 

Agora em junho, a empresa deve iniciar o alinhamento para entrar em contato com as empresas realizadoras que já mostraram interesse em conhecer a ideia. 

Rafael Lessa, Sócio e Gerente de projetos da empresa, comenta que estar entre as três melhores do Brasil garantiu que a entrada da XLam em um grupo seleto da Rede do HousingPact.

Lessa também disse que a empresa vai receber um selo do programa como forma de reconhecimento das grandes iniciativas desenvolvidas no segmento.

O HousingPat é uma rede de inovação digital com foco em moradia. 

É uma iniciativa que tem entre as empresas idealizadoras,  ArcelorMittal, CBMM, Duratex, Fundação Tide Setubal, HM Engenharia, InterCement e Instituto InterCement.

O projeto busca encontrar soluções inovadoras capazes de conectar grandes organizações e líderes do mercado para a solução de problemas ligados à moradia.

E foi neste contexto que a XLam apresentou sua ideia, inserida na Categoria Materiais e Processos Inovadores. 

Nesta categoria, a startup precisa trabalhar com algo que facilite a implementação de processos construtivos modulares, eficientes e inovadores e que otimize custos logísticos. 

Caso da Xlam, que desenvolve inovação para a indústria da madeira e de soluções Green Building, reduzindo consideravelmente os altos gastos energéticos da construção civil, além de reduzir a quantidade de água e os desperdícios de materiais em seus projetos.

Para tanto, são usados painéis estruturais de madeira, chamados Xlam ou CLT, e aplicação de soluções e técnicas de construção pré-fabricada, deixando a construção mais rápida e eficaz.