PMES: Por onde come�ar a cortar custos?
31/05/2016 17:00:00
Em tempos de incerteza econômica, utilizar de maneira mais assertiva os recursos da empresa, seja produção, logística, marketing, tecnologia, água, luz, telefone, entre muitos outros, traz diversos benefícios para o empreendedor. Além de contar com produtos ou serviços mais competitivos e margem de lucro mais alta, a redução de custos se torna item obrigatório para qualquer negócio que enfrenta concorrência acirrada.
“Ao realizar um diagnóstico preciso da companhia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é natural que o olhar do dia a dia do proprietário não enxergue todos os possíveis itens que trazem despesas desnecessárias”, esclarece Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios especializada em pequenas e médias empresas.
O consultor elenca quatro ações que podem auxiliar o empreendedor a potencializar estas ações:
Cuidar do maior patrimônio da companhia:
Alguns empreendedores acreditam que o ponto comercial ou os produtos oferecidos são os maiores itens da empresa, no entanto, o cliente, sim, deve ser sempre o primeiro desta lista. Melhorar a eficiência no atendimento, implantar um serviço de pós-venda, melhorar a iluminação ou a exposição dos produtos, por exemplo, são itens que podem ampliar o faturamento e, consequentemente, o lucro do negócio;
Otimizar processos:
Muitas vezes os colaboradores não possuem uma visão global do negócio. Com isso, acabam avaliando apenas as partes que se referem ao seu departamento/função. Consequentemente, ampliam-se os números de colaboradores, folha salarial e, o principal, a demora em procedimentos internos que pode prejudicar a empresa, ou, então, estagnar seu crescimento. Rever funções e processos permite ganho de qualidade e agilidade, o que é primordial;
Custo sadio x custo desnecessário:
Dispensar o que não afeta a produtividade e o bem-estar dos colaboradores é outro item que precisa ser avaliado com cuidado. Elencar todos os custos de operação e um levantamento preciso mês a mês é uma forma de avaliar o que, de fato, é custo sadio (que vale a pena) de custo desnecessário (que traz prejuízo);
Somar despesas pequenas:
Muitas vezes quando o empreendedor analisa os custos a serem cortados, se esquece dos itens considerados ‘pequenos’. Todavia, somá-los pode colocá-los no patamar de grandes despesas. Adquirir produtos de higiene, limpeza e escritório, entre outros, no atacado aumenta o custo a curto prazo, mas pode significar economia a médio e longo prazo. Avaliar caso a caso, no entanto, é sempre a opção mais segura.
Linha direta
Service Contabilidade
(47) 3041-7676
www.servicecontabilidade.com.br
Service Contabilidade - Assessoria contábil e fiscal
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital
Blukit - Soluções para instalações hidráulicas
Sankhya - A melhor solução de gestão para o seu negócio
Actus Auditores Independentes - Auditoria independente, consultoria e assessoria