Vagas

Especialista dá dicas para conquistar um emprego na área de TI

01/07/2016 18:00:00

Maior demanda está nos setores de suporte técnico para softwares e programação

Especialista dá dicas para conquistar um emprego na área de TI
Michelle Digiácomo destaca que pessoas com iniciativa e criatividade são mais procuradas pelas empresas (Foto: Chiko Braga Photography)

Apesar da retração econômica, o setor de tecnologia registrou crescimento de 3,6% na geração de empregos em Santa Catarina em 2015, de acordo com pesquisa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).

Para Michelle Digiácomo, proprietária da Contato Gestão de Pessoas, consultoria especializada na área de TI, a maior demanda está nas áreas de suporte técnico para softwares e programação de sistemas:

“Muitas empresas de tecnologia também estão estruturando áreas mais tradicionais, como a parte comercial.”

As áreas de formação exigidas são variadas: desenvolvimento de sistemas, ciência da computação e sistemas de informação são alguns exemplos.

A especialista lista três dicas para quem quer conquistar uma vaga no mercado que segue crescendo em 2016:

Seja diferente da maioria

“As empresas buscam pessoas com autonomia e iniciativa para fazer as coisas. Muitas dessas empresas são startups e têm porte pequeno, por isso precisam de pessoas com atitude para resolver problemas e desempenhar tarefas variadas.”

Criatividade

“As empresas recebem muitos currículos, todos iguais. Um currículo que destaca um bom resultado que o candidato alcançou em outra empresa, alguma inovação, vai chamar mais a atenção dos avaliadores. Algumas pessoas enviam vídeo ou criam um design diferenciado. Outros canais importantes para chegar às empresas são o Facebook e o LinkedIn.”

Inovação

“Em época de crise, contratar a pessoa errada, que vai trazer um resultado mediano, pode ser um passo perigoso. Por isso é importante contar com uma consultoria de RH, que vai saber identificar os melhores talentos para o quadro de cada empresa.”