AUTOMAÇÃO
Automação garante qualidade do ar com economia para a Philips
16/02/2019 08:00:00
No Brasil, multinacional de tecnologia utiliza soluções especializadas da Engetel
Alessandro Bianchini, coordena da área de Facilities & EHS da Philips: tecnologia e sustentabilidade
Uma visita às instalações da Philips em Blumenau impressiona.
Dentro delas, todos os dias se movimentam 687 pessoas de várias nacionalidades, atuando nas áreas de desenvolvimento, comercial e suporte a avançados softwares de gestão da área médica, atendendo a clientes de diversas partes do mundo.
São quase 7 mil metros quadrados de área interna, em ambientes modernamente projetados e bem iluminados, espaços para lazer e lounges, além de áreas de convivência e descontração internas e externas.
O pé direito de 8 metros de altura permite uma disposição criativa dos diversos departamentos, que são separados não por corredores, mas sim, por espaços cercados de muito vidro que mais se assemelham a passeios públicos e pracinhas.
O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE
Acomodar todas essas pessoas em ambientes confortáveis e sustentáveis é o grande desafio da Philips de Blumenau, em consonância com a política global da empresa e atendimento às normas técnicas que regulamentam a segurança do trabalho.
Por exemplo: a unidade trata o próprio esgoto. A água, uma vez depurada, é reutilizada para todos os serviços sanitários e chillers utilizados nos processos de resfriamento de água dos sistemas de refrigeração.
Nas áreas de automação do ar condicionado e controle da qualidade do ar interior, a Philips utiliza soluções fornecidas pela Engetel, empresa de Blumenau com 30 anos de atuação no mercado de automação predial, proteção contra incêndio e segurança integrada.
A economia de energia gasta com ar condicionado gira em torno de 25% em toda a operação.
O responsável por todo esse processo é Alessandro Bianchini, que coordena área de Facilities & EHS da unidade.
Engenheiro de produção e técnico em segurança do trabalho, Alessandro relata os pontos principais da estrutura, metas e resultados da Philips em questões relativas ao bem-estar das pessoas:
-
Temos 6,8 mil metros quadrados de área interna.
-
São 687 funcionários, que precisam se mover dentro de um sistema de trabalho onde há poucas posições fixas, para que a estrutura possa ser otimizada.
-
As posições são classificadas em fixas ou mobiles, de acordo com cada função exercida.
-
A área de Facilities & EHS garante toda a funcionalidade do prédio, como itens de segurança, manutenção, controle de temperatura ambiente, sistemas anti-incêndio.
-
Contamos com as soluções da Engetel nas duas fases de implantação dos projetos do prédio.
-
A Engetel fornece equipamentos e softwares de controle do ar, ventilação natural controlada e extração de fumaça em caso de incêndio.
-
Cerca de 60% dos custos com energia elétrica da operação são relativos ao ar condicionado.
-
Os sistemas instalados pela Engetel permitem um controle automatizado da temperatura em todos os ambientes, mantendo níveis de temperatura adequados.
-
A economia mensal no total da conta de energia elétrica gira em torno de 15%, sendo maior no inverno.
-
Em relação ao ar condicionado, a economia é de 25%.
-
Uma comparação entre os consumos em quilowatts dos meses de setembro de 2017 e setembro de 2018 mostra uma leve queda no volume, sendo que nesse período foram contratadas 100 pessoas a mais.
-
O consumo de oxigênio e o calor gerado internamente aumentam à medida em que mais pessoas circulam por um ambiente. Com o controle automatizado, o consumo de energia elétrica e o aproveitamento do ar pode ser mantido dentro dos níveis de qualidade sem gastos adicionais.
-
Um software customizado implantado pela Engetel permite economia através da troca do ar interno com o ambiente externo de forma mais eficiente, gerando mais conforto térmico às pessoas.
-
O software permite monitoramento e intervenção nos diversos departamentos a partir de uma única tela que apresenta em tempo real todos os dados relativos às condições de temperatura e qualidade do ar interior.
-
O sistema atende às normas relativas aos riscos ergonômicos, controlando a umidade do ar e mantendo a temperatura entre 20 e 23 graus.
-
O controle de CO² permite que as pessoas não sofram com perda de concentração, fato comum em ambientes fechados.
AUTOMAÇÃO DO AR CONDICIONADO E VENTILAÇÃO NATURAL CONTROLADA
As soluções implementadas pela Engetel no prédio da Philips permitem o monitoramento e controle integral do sistema de ar condicionado central.
Outro recurso que contribui para melhorar o conforto térmico e qualidade do ar é a ventilação natural controlada.
Trata-se de um sistema que permite realizar a renovação de ar por meio de atuadores elétricos, que abrem janelas instaladas na fachada da edificação e claraboias na cobertura.
Além de monitorar a temperatura, o sistema supervisiona as condições de limpeza dos filtros, exibe uma tela com informações sobre o volume de água em cada chiller e nas torres de resfriamento.
Em horas previamente agendadas durante a noite, o sistema abre as janelas e os dampers para permitir a entrada de ar fresco e natural, retardando o acionamento do ar-condicionado na manhã seguinte.
Sensores evitam a abertura das janelas em caso de chuva e também as fecham automaticamente se começar a chover durante o período de abertura.
Os dampers e as janelas abrem automaticamente em caso de princípio de incêndio, para que a fumaça, o calor e os gases tóxicos sejam extraídos do edifício e os caminhos de evacuação fiquem livres de fumaça.
LINHA DIRETA
A Engetel agradece a Philips pela parceria nesta divulgação e sente-se orgulhosa em poder contribuir para com o atingimento das metas da empresa em relação aos padrões internacionais de condições de trabalho e segurança predial.
A Engetel fica localizada na Rua Pinheiro Machado, 36, Bairro Vila Nova, na região central de Blumenau.
Fone: (47) 3327-0255 - Whatsapp comercial: (47) 99273-0883
A empresa mantém um blog com dicas sobre segurança e novidades.
Facebook: @engetelsc - Linkedin Engetel
Redel - Internet fibra ótica alta velocidade para Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital
Endeavor - Organização de apoio a empreendedores de alto impacto
Cavallazzi - Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araújo Advocacia Empresarial