EDUCAÇÃO

Saiba como será a volta às aulas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Blumenau

30/07/2021 16:45:00

Saiba como será a volta às aulas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Blumenau

Na próxima segunda-feira, dia 2 de agosto, os mais de 37 mil estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino voltam às aulas. 

Profissionais da rede, crianças e adolescentes entraram em recesso no dia 19 de julho, seguindo o Calendário Escolar.  

O retorno das atividades será marcado pelo novo Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino e também pela obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação contra Influenza.

A Prefeitura de Blumenau alterou o Decreto n° 13.243/2021, que prevê a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação contra Influenza para a manutenção da frequência presencial no ano de 2021 nos Centros de Educação Infantil e Escolas da Rede Pública Municipal de Blumenau.

Previsto inicialmente para encerrar no dia 1° de julho, o prazo para que os responsáveis das crianças com mais de seis meses e menores de seis anos comprovem a vacinação foi prorrogado para até dia 2 de agosto de 2021. 

A alteração teve como objetivo ampliar as ações de divulgação da campanha e a cobertura vacinal do público infantil.

A secretária de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders, destaca a necessidade das famílias apresentarem o comprovante junto à secretaria da Instituição de Ensino, que anexará cópia ao cadastro da criança.

Até a primeira quinzena de julho, 12.077 crianças tiveram a comprovação feita nas Instituições de Ensino, mas 1.856 ainda não haviam apresentado documento atestando a vacinação contra a Influenza.   

NOVO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) fez a entrega do novo Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino para todos os profissionais da educação pública municipal.

O material levou aproximadamente dois anos para ser elaborado, com a participação ativa de todos os Profissionais da Rede Municipal, sendo aprovado em 9 de novembro de 2020 pelo Conselho Municipal de Educação de Blumenau com o  Parecer nº 082/2020. 

Foram contempladas as Instituições de Ensino que pertencem ao Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, sendo elas: Centros de Educação Infantil da Rede Pública Municipal, as Organizações não Governamentais conveniadas, a Rede Privada que adotaram o currículo, e as Escolas da Rede Pública Municipal de Blumenau.

ALTERAÇÕES PREVISTAS 

O próximo semestre também poderá ter alterações nos regramentos impostos pela pandemia causada pelo coronavírus. 

Nesta quinta-feira (29), a secretária de Educação, Patrícia Lueders, esteve reunida com o Comitê Estadual, que discutiu e aprovou algumas deliberações.  

CONFIRA: 

  • Atualização do distanciamento entre os estudantes em sala de aula de 1,5 m para 1 m.
  • O uso do transporte escolar deverá atender com 100% da capacidade de assentos com os passageiros sentados.
  • Projetos que abordam questões como segurança e saúde deverão retornar no segundo semestre.
  • Na Educação Infantil foi discutida a possibilidade de ter a sua capacidade garantida, dentro de cada sistema próprio.
  • Ficará facultada a aferição da temperatura dos alunos, trabalhadores e visitantes, previamente ao seu ingresso nas dependências da instituição de ensino. No entanto, deverá ser mantido o monitoramento e controle das entradas e saídas.

Para a secretária de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders, é importante destacar que essas discussões e deliberações do Comitê Estadual vão para o governo do Estado:

“Todas essas alterações vão passar por avaliação e depois deverão estar contidas em portaria divulgada pelo governo estadual. Neste momento, cada município deve aguardar para que seja possível, dentro do Comitê Municipal, dar os devidos encaminhamentos e comunicar os diretores das unidades”.