EDUCAÇÃO

UniSociesc e WEG lançam pós-graduação em Jaraguá do Sul

25/11/2025 19:30:00

UniSociesc e WEG lançam pós-graduação em Jaraguá do Sul

A UniSociesc, instituição do Ecossistema Ânima de Educação, iniciou nesta terça-feira, dia 25 de novembro, uma pós-graduação em Engenharia Metalúrgica desenvolvida exclusivamente para a WEG.

O programa, com 43 colaboradores inscritos, é uma formação 100% presencial, ofertada pela unidade de Jaraguá do Sul.

Com 375 horas de duração, cerca de 18 meses, o curso foi estruturado pela Ânima Soluções, que se dedica ao desenvolvimento de produtos sob medida para empresas.

O projeto In Company foi desenhado em conjunto com lideranças da WEG para aprofundar competências técnicas e fortalecer a aplicação prática do conhecimento dentro da realidade industrial da companhia.

A aula inaugural será realizada no Centro de Treinamento WEG em Jaraguá do Sul e contará com a presença dos alunos, representantes institucionais e convidados da WEG.

Por se tratar de uma edição exclusiva, as vagas não foram abertas ao público externo.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 77% das metalúrgicas que atuam no país relatam ter dificuldade para preencher vagas de engenheiros especialistas e ter impactos na produção.

A iniciativa reforça o papel da UniSociesc na qualificação profissional e no desenvolvimento de soluções educacionais conectadas às necessidades de Santa Catarina e das empresas que movimentam a economia.

Claudia Yumi Harada, head da Ânima Soluções, afirma:

“Este projeto reflete o compromisso da Ânima Soluções em aproximar educação e mercado”.

“Ao desenvolvermos uma pós-graduação feita sob medida para a WEG, ampliamos a capacidade de formação continuada dentro da indústria e entregamos um produto que conecta teoria, prática e inovação de forma estratégica”. 

“Nosso objetivo é apoiar empresas na qualificação de seus times por meio de soluções educacionais que atendam às suas demandas, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas, retenção de talentos e para o crescimento dos setores produtivos”. 

A coordenadora do curso, professora Maria Inêz Reinert, ressalta:

“A formação prática e teórica de uma pós em engenharia de fundição é uma estratégia para a indústria metal mecânica para fortalecer o segmento com profissionais mais preparados tecnicamente, pois realmente é perceptível ao longo dos anos uma deficiência de especialistas na área”.







Exímio TI garante alta disponibilidade e segurança de dados para a AACD

Projeto priorizou a otimização de ambientes de banco de dados e Middleware