EVENTOS

Vanessa Wendhausen Cavallazzi defende escuta ativa e diversidade como pilares da liderança pública no Summit Cidades 2025

25/06/2025 13:30:00

Vanessa Wendhausen Cavallazzi defende escuta ativa e diversidade como pilares da liderança pública no Summit Cidades 2025

A Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Vanessa Wendhausen Cavallazzi, destacou a importância da escuta ativa, da representatividade e da articulação institucional na construção de cidades mais justas e inclusivas, durante sua participação no painel de abertura do Summit Cidades 2025, realizado nesta terça-feira (24), em Florianópolis.

Com o tema “Compromisso com as Cidades: Diálogo, Escuta e Responsabilidade Pública”, o painel reuniu lideranças do Executivo, Legislativo e Judiciário para discutir o papel das instituições na promoção de uma gestão urbana mais democrática.

Ao ser questionada sobre a atuação do Ministério Público nesse contexto, Vanessa propôs uma nova abordagem para a instituição: “O melhor papel que o Ministério Público pode desenvolver hoje é o de ser a mesa”, afirmou, defendendo o MP como um espaço de convergência entre poder público e sociedade.

A PGJ também criticou a excessiva judicialização de direitos sociais e defendeu a adoção de modelos mais colaborativos, citando o exemplo sul-africano do “Compromisso Significativo”, que obriga as partes a buscar soluções antes da intervenção judicial direta.

Utilizando uma metáfora do filme Como treinar o seu dragão, Vanessa comparou seu papel de liderança ao do personagem Soluço, que lidera com empatia e escuta.

“Uma mulher no cargo de liderança não é defender a mulher, mas a sociedade”, destacou, ressaltando que a diversidade amplia a capacidade institucional de identificar e atender demandas invisibilizadas.

A fala foi encerrada com um chamado à promoção da diversidade institucional e à indução de políticas públicas inclusivas.

“Nosso papel como Ministério Público é garantir que as portas estejam abertas – e que as mulheres ingressem por elas.”

O MPSC ainda participa de outras duas atividades no evento: na quarta-feira (25), o Conselheiro Nacional do Ministério Público Fernando da Silva Comin fala sobre meio ambiente urbano e inclusão; e, na quinta-feira (26), o Procurador de Justiça Paulo Antonio Locatelli aborda os desafios das mudanças climáticas.