INDÚSTRIA
Vale do Itajaí tem dois polos industriais com inserção internacional
02/12/2025 09:30:00
A mesorregião do Vale do Itajaí conta com dois polos industriais com inserção internacional.
A fabricação de embarcações e de produtos de madeira - como chapas de compensado, peças de carpintaria e portas - lideram a produção com destino aos mercados externos.
Os dados são de estudo coordenado pelo Observatório Nacional da Indústria e liderado pelo Observatório FIESC, que mapeou os polos industriais por mesorregiões dos estados brasileiros.
Em 2024, as exportações do segmento de madeira e móveis da região do Vale do Itajaí somaram US$ 413,75 milhões.
Já as exportações de embarcações atingiram US$ 26,23 milhões.
O presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Gilberto Seleme, explica que os polos internacionais são propulsores da economia regional, fomentando novos negócios e influenciando inclusive na dinâmica de outros setores.
Seleme explica que, para cada emprego criado na indústria, outros 16 são gerados, o que reforça a relevância da atividade industrial para o desenvolvimento econômico.
Características de clima e relevo estão entre os principais fatores para o desenvolvimento dos polos exportadores do Vale do Itajaí, avalia o coordenador do estudo, Marcelo de Albuquerque.
A proximidade com a matéria prima, no caso do setor de madeira e móveis, é um dos diferenciais.
Já no caso das embarcações, a proximidade com o litoral na Foz do Rio Itajaí e o crescimento do turismo náutico na região contribuem para o desenvolvimento da cadeia produtiva.
A região do Vale do Itajaí conta com 79,3 mil estabelecimentos, que empregam 697 mil pessoas.
A indústria emprega 276,6 mil trabalhadores em 21,5 mil negócios.
Blumenau é a cidade com o maior número de indústrias - 3,2 mil - e também lidera em empregados industriais, com 50,2 mil pessoas.
Brusque é o segundo município com maior número de estabelecimentos e empregos industriais - 2 mil e 28,6 mil, respectivamente. Itajaí é o terceiro, com 27,4 mil trabalhadores no setor e 1,9 mil indústrias.
Entre as empresas que se destacam na exportação de produtos de madeira estão a Rohden, fabricante de portas de Salete, a NM Compensados e a Madeiras Schlindwein (MSL), de Presidente Getúlio.
No segmento náutico, entre as exportadoras estão a Okean Yatchs, NHD Boats e a Azimut Brasil, todas com estaleiros em Itajaí.
Exímio Soluções em TI - Soluções ideais para impulsionar seus negócios
Domos Soluções - Soluções de infraestrutura, segurança e governança de TI
Fischer Advocacia - Expanding Your Business Overseas
RH Brasil - Inovação e excelência em gestão de Recursos Humanos
SCMC - Plataforma colaborativa com foco em moda e inovação









