TURISMO

Expectativa de alta no turismo deve impulsionar movimento em bares e restaurantes durante o Carnaval em SC

07/02/2025 13:00:00

Expectativa de alta no turismo deve impulsionar movimento em bares e restaurantes durante o Carnaval em SC

O Carnaval de 2025 traz otimismo para bares e restaurantes em todo o Brasil. 

Segundo uma pesquisa da Abrasel, 74% dos empresários do setor planejam abrir durante os dias de festa, e 69% esperam um aumento no faturamento em relação ao ano anterior. 

Para 59% dos entrevistados, o crescimento pode chegar a 20%, enquanto 10% acreditam em um resultado ainda mais expressivo.

Em Santa Catarina, o cenário acompanha a tendência nacional, impulsionado pela queda no desemprego e pelo aumento do turismo, tanto nacional quanto internacional. 

A realização tardia do Carnaval, em março, pode ser um fator extra de impulso para o turismo, ajudando a estender a temporada de verão no Litoral catarinense. 

O setor já mostrou sinais de recuperação em dezembro: um levantamento da Abrasel SC revelou que, entre o Natal e o Ano Novo, 39,2% dos empresários registraram um aumento no movimento em relação à temporada passada, enquanto 36,3% relataram um fluxo semelhante e 24,5% enfrentaram retração.

Apesar das boas expectativas, o setor ainda enfrenta dificuldades financeiras. 

Segundo a Abrasel, 38% das empresas catarinenses têm pagamentos em atraso, com impostos federais, encargos trabalhistas, empréstimos e contas de serviços públicos entre os principais débitos. 

Além das dívidas acumuladas na pandemia, empresários lidam com a inflação, o aumento no custo dos insumos e dificuldades no acesso a crédito.

Juliana Mota, presidente da Abrasel SC, explica:

“Temos uma expectativa positiva para o Carnaval, pois um bom resultado é essencial para um setor ainda em recuperação”. 

“No entanto, o aumento pontual no faturamento não resolve desafios estruturais, como endividamento, alta nos preços dos insumos e carga tributária elevada”.

Para Juliana Mota, o Carnaval pode ser um ponto de partida para um ano mais equilibrado:

“O evento gera um pico de movimento, mas é fundamental que os empresários tenham estratégias para manter a sustentabilidade financeira, ajustando as finanças, fidelizando clientes e atraindo novos públicos”.