EDUCAÇÃO
Tupy amplia acesso à educação e transforma vidas com programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA)
03/02/2025 12:00:00

A Tupy, multinacional referência no setor metalúrgico, comemora os resultados do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que desde 2006 já beneficiou 2.494 pessoas.
A iniciativa tem como objetivo promover inclusão social e qualificação educacional, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento de seus colaboradores e da comunidade.
A valorização do conhecimento faz parte da história da Tupy.
Desde a criação da Escola Técnica Tupy nos anos 1950, passando pela aproximação com universidades na década de 1970, até os investimentos contínuos em pesquisa e inovação, a empresa mantém a educação como um de seus pilares estratégicos.
Os números do programa refletem seu impacto positivo.
De 2006 a outubro de 2024, 417 colaboradores concluíram o Ensino Fundamental e 1.090 finalizaram o Ensino Médio, totalizando 1.507 profissionais qualificados.
Além disso, 987 participantes da comunidade e de outras indústrias também concluíram seus estudos por meio da EJA na Tupy.
Entre os beneficiados pelo programa está Paulo Ardon, que iniciou sua trajetória na Tupy como esmerilhador.
Em 2019, ele concluiu o Ensino Médio pela EJA, impulsionado pelo desejo de crescer profissionalmente.
Após concluir os estudos, ele fez um curso técnico e atualmente cursa Processos Gerenciais no ensino superior.
Hoje, Paulo atua como técnico em Manufatura e celebra conquistas como a compra da casa própria.
RECONHECIMENTO E FUTURO
O programa EJA da Tupy é realizado em parceria com o SESI SENAI – SC e conta com uma metodologia flexível, que combina aulas presenciais e a distância, ministradas por uma equipe qualificada.
Para incentivar a participação, a empresa oferece vale-transporte aos colaboradores matriculados.
Em 2024, a Tupy foi reconhecida com o Prêmio Destaque Educação, concedido pelo SESI/SC – Serviço Social da Indústria, por ser uma das indústrias com maior número de matrículas no programa.
COMO PARTICIPAR
Os trabalhadores da indústria e seus dependentes podem cursar gratuitamente o Ensino fundamental e médio da EJA.
As aulas começam no dia 11 de fevereiro, e as inscrições são realizadas na Rua Albano Schmidt, 3400, ao lado da portaria 2 da Tupy, no bairro Boa Vista.
Paulo Ardon comentou:
“Sempre quis conquistar um cargo melhor na empresa, então me inscrevi no programa“.
”Foi uma experiência enriquecedora, com excelentes professores”.
Para Fernando Toledo, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Tupy, a qualificação dos colaboradores é essencial para o crescimento profissional e social:
“Investimos continuamente em programas como a EJA, que incentivam nossos funcionários a retomarem os estudos, ampliando suas oportunidades e contribuindo para uma sociedade mais preparada”.
Cavallazzi - Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araújo Advocacia Empresarial
Fischer Advocacia - Expanding Your Business Overseas
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital
RH Brasil - Inovação e excelência em gestão de Recursos Humanos
Blukit - Soluções para instalações hidráulicas