INOVAÇÃO

Govtech catarinense inaugura laboratório de Inteligência Artificial em Florianópolis

27/11/2024 10:00:00

Govtech catarinense inaugura laboratório de Inteligência Artificial em Florianópolis

A IPM Sistemasgovtech especializada em soluções em tecnologia para a gestão pública, inaugurou um laboratório de Inteligência Artificial em Florianópolis. 

Com uma equipe de 15 pessoas que inclui desenvolvedores de front-end e back-end, além de especialistas em IA e em estrutura de data center, o foco do time é aprimorar e criar novas funcionalidades para a Dara – primeira IA voltada para serviços públicos do País, que foi premiada como a Melhor Solução do Brasil para Cidades Inteligentes no Connected Smart Cities 2024. 

O laboratório vai aprimorar a capacidade de análise de dados e processamento de linguagem natural (NLP) da IA, além de fazer uso de imagens para ampliar a eficiência das soluções oferecidas aos órgãos públicos.

O investimento na equipe e no espaço faz parte de um projeto, apresentado pela IPM no ano passado, que aplicou R$ 30 milhões na implantação de uma infraestrutura especializada em projetos de IA. 

Os recursos foram destinados à compra de hardware (equipamentos e chips específicos para IA fabricados pela NVIDIA e Dell) e na estrutura de links, espaço em Data Center e outras tecnologias necessárias para o funcionamento dos equipamentos especializados.  

Desenvolvida pela IPM, a IA Dara já auxilia gestores públicos na análise de investimentos e previsão de cenários, como demandas futuras por educação ou mudanças na capacidade de atendimento na saúde pública. 

Além disso, a Dara oferece ao cidadão um assistente virtual inteligente, capaz de responder instantaneamente a centenas de serviços públicos por meio de um sistema que compreende a comunicação do usuário por voz ou por texto, mesmo em caso de erros de digitação ou pronúncia.

O trabalho para aprimorar as funcionalidades da Dara será feito em conjunto com a equipe de desenvolvimento do Centro Tecnológico da IPM em Rio do Sul, que desenvolve sistemas para o setor público há mais de 20 anos e gerencia informações das cidades que a empresa atende. 

Recentemente, a IPM também criou uma equipe no Centro Tecnológico dedicada à pesquisa, análise e desenvolvimento de tecnologias próprias de IA, que também fará parte do trabalho colaborativo. 

A estrutura do novo laboratório inclui data center próprio equipado com uma GPU de última geração. 

Essa tecnologia permite que as soluções de IA sejam treinadas continuamente, o que garante que as ferramentas da IPM sejam constantemente atualizadas e adequadas às necessidades dos gestores públicos, com respostas rápidas e eficientes. 

Além de expandir as capacidades da Dara, a empresa planeja lançar novas soluções baseadas em inteligência artificial que ofereçam suporte ainda mais robusto à tomada de decisões pelos gestores públicos. 

PROGRAMA IA PARA TODOS

O esforço de desenvolvimento de ferramentas inteligentes para a gestão pública é nacional. 

O Governo Federal apresentou há pouco tempo o projeto que prevê um investimento de R$ 23 bilhões em soluções de IA até 2028, conforme o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). 

A proposta busca transformar o Brasil em uma referência global em inovação tecnológica, especialmente no setor público, promovendo maior eficiência na entrega de serviços à população. 

Para alcançar esses objetivos, o plano prevê a criação de um supercomputador de alta performance, essencial para o processamento de grandes volumes de dados e o desenvolvimento de algoritmos avançados de IA.

 Ana Luiza Mees, Head de Inteligência Artificial da IPM Sistemas, explica:

“Nosso objetivo é tornar a Dara ainda mais precisa e rápida, especialmente na interpretação de textos e na previsão de cenários futuros". 

"No novo laboratório, vamos melhorar os sistemas que permitem que a IA entenda grandes volumes de informações de forma mais eficiente e ofereça respostas em tempo real".

"Além disso, estamos desenvolvendo formas para que a Dara use imagens como fonte de dados, o que vai ajudar ainda mais os gestores públicos a tomarem decisões melhores e mais rápidas".