COOPERATIVAS FINANCEIRAS

Associados do IBGC de Santa Catarina visitam a Viacredi em Blumenau

04/03/2024 17:00:00

Associados do IBGC de Santa Catarina visitam a Viacredi em Blumenau

Cerca de 40 associados de Santa Catarina do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), representando mais de 30 empresas do Estado, participaram de encontro com as lideranças da Viacredi, cooperativa do Sistema Ailos, em Blumenau. 

O encontro ocorreu na Cia. Hering, local em que a Cooperativa foi constituída originalmente.

Os associados do IBGC foram recebidos pelo diretor executivo da Viacredi, Vanildo Leoni, junto com o presidente do Conselho de Administração, Sergio Cadore, pela superintendente de Pessoas, Relacionamento e Comunicação, Letícia Liene Pasold e o presidente do Conselho de Administração da Central Ailos e da Confebras, Moacir Krambek

Juntos, eles apresentaram o atual cenário de cooperativismo no mundo, que já conta com 1 bilhão de pessoas, e o modelo de governança e de negócios da Viacredi, assim como os princípios e valores cooperativistas que norteiam a Cooperativa desde a sua constituição.

Também foi apresentado aos presentes como é na prática a estrutura de Governança Cooperativa da Viacredi. 

O diretor executivo, Vanildo Leoni, explicou:

“O nosso modelo de governança é único e inclusivo, baseado nas diretrizes cooperativistas, que tem nas Assembleias um dos principais movimentos, que permite a participação direta dos cooperados nas tomadas de decisões e refletem o compromisso com o processo de transparência e de prestação de contas".

“Temos alguns desafios futuros como manter a representatividade diante do crescimento e diversidade, o processo sucessório da gestão e a manutenção do relacionamento em um mundo cada vez mais digital”. 

"Acreditamos que, guiados por nosso modelo de governança, conseguiremos avançar, mantendo nosso negócio estruturado nos princípios cooperativistas, com o propósito de um futuro mais próspero e sustentável”.







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda