LAZER

Aplicativo Que Barbada, criado em Jaraguá do Sul, chega para ´descomplicar o rolê´

07/10/2022 16:00:00

Aplicativo Que Barbada, criado em Jaraguá do Sul, chega para ´descomplicar o rolê´
Idealizadores do app Que Barbada (Divulgação)

Os empreendedores Cristian Macan e Gabriel Moresco, de Jaraguá do Sul, criaram o aplicativo Que Barbada.

O objetivo é descomplicar o "rolê” e resolver a dúvida sobre o que fazer nos momentos de lazer. 

Macan explica que é como se fosse o Tinder do rolê, dando o “match” entre quem quer sair de casa e o estabelecimento que deseja atrair o público.

O app já está disponível para download para Android e iOS.

Atualmente, está sendo utilizado por usuários de Jaraguá do Sul e região.

Recentemente, a novidade chegou também para a população de Criciúma, no Sul do Estado. 

O intuito é replicar o formato em outras cidades catarinenses. 

Em cinco meses de circulação, somente em Jaraguá do Sul  o app já conta com mais de 7 mil usuários e 90% dos estabelecimentos do município cadastrados nas opções.

No Que Barbada, estão disponíveis opções de cafés, restaurantes, bares, pubs e casas noturnas, com informações como horário de funcionamento, cardápios, especificação do local, infraestrutura, senha do Wi-Fi, agenda de promoções e eventos e, até mesmo, o brinde de aniversário das casas disponíveis. 

Pelo aplicativo é possível fazer uma busca específica do que o cliente está procurando, seja música ao vivo, promoções, assistir aos jogos, espaço kids ou, ainda, locais que aceitam pet. 

A ideia é facilitar os momentos de lazer, e, também tirar as dúvidas dos turistas que chegam à cidade.

EMPREENDEDORISMO

A vontade de criar o app surgiu de uma necessidade dos próprios idealizadores. 

Ambos trabalhavam na WEG, em Jaraguá do Sul, e atendiam com frequência clientes e fornecedores na cidade que chegavam de diversos lugares do país e sempre perguntavam, após o expediente, para onde ir no momento de lazer. 

Os dois jovens pensaram alto e largaram os empregos fixos para ousar no empreendimento.

O primeiro passo foi visitar o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, onde conheceram o Programa Nascer, da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesc) do governo de Santa Catarina em parceria com o Sebrae. 

A partir disso, tiveram um amparo, durante cinco meses, com mentorias nas mais diversas áreas. Ao final, a Startup recebeu o prêmio de melhor Pitch do Programa Nascer em 2022. 

Macan destaca:

“Após a validação, o Sebrae também nos ajudou a entender mais sobre o nosso produto e desenvolver um modelo de negócio. Hoje, ainda contamos com o apoio do nosso mentor do programa, mesmo após o término". 

"Fizemos conexões, com pessoas importantíssimas para o ecossistema de empreendedorismo funcionar em Santa Catarina, que nunca teríamos acesso se ainda estivéssemos trabalhando na indústria e sem o apoio do Sebrae”.

No programa de pré-incubação do Sebrae, os criadores tiveram acesso a metodologia de ensino da TXM Business, com diversos mentores de diferentes áreas como Vendas, Marcas, Marketing, Negócios, Financeiro, entre outros:

“A estrutura oferecida pelo programa durante os cinco meses também contava com uma plataforma para registro de atividades e busca por informações diversas sobre diferentes conteúdos”.





Maiores varejistas do Brasil estarão no palco do WTXP 2025, em Blumenau. Veja como participar

Welttec Experience proporciona uma imersão no mundo da tecnologia têxtil e ocorre na sede da Welttec nos dias 01, 02 e 03 de julho