LAZER

Aplicativo Que Barbada, criado em Jaraguá do Sul, chega para ´descomplicar o rolê´

07/10/2022 16:00:00

Aplicativo Que Barbada, criado em Jaraguá do Sul, chega para ´descomplicar o rolê´
Idealizadores do app Que Barbada (Divulgação)

Os empreendedores Cristian Macan e Gabriel Moresco, de Jaraguá do Sul, criaram o aplicativo Que Barbada.

O objetivo é descomplicar o "rolê” e resolver a dúvida sobre o que fazer nos momentos de lazer. 

Macan explica que é como se fosse o Tinder do rolê, dando o “match” entre quem quer sair de casa e o estabelecimento que deseja atrair o público.

O app já está disponível para download para Android e iOS.

Atualmente, está sendo utilizado por usuários de Jaraguá do Sul e região.

Recentemente, a novidade chegou também para a população de Criciúma, no Sul do Estado. 

O intuito é replicar o formato em outras cidades catarinenses. 

Em cinco meses de circulação, somente em Jaraguá do Sul  o app já conta com mais de 7 mil usuários e 90% dos estabelecimentos do município cadastrados nas opções.

No Que Barbada, estão disponíveis opções de cafés, restaurantes, bares, pubs e casas noturnas, com informações como horário de funcionamento, cardápios, especificação do local, infraestrutura, senha do Wi-Fi, agenda de promoções e eventos e, até mesmo, o brinde de aniversário das casas disponíveis. 

Pelo aplicativo é possível fazer uma busca específica do que o cliente está procurando, seja música ao vivo, promoções, assistir aos jogos, espaço kids ou, ainda, locais que aceitam pet. 

A ideia é facilitar os momentos de lazer, e, também tirar as dúvidas dos turistas que chegam à cidade.

EMPREENDEDORISMO

A vontade de criar o app surgiu de uma necessidade dos próprios idealizadores. 

Ambos trabalhavam na WEG, em Jaraguá do Sul, e atendiam com frequência clientes e fornecedores na cidade que chegavam de diversos lugares do país e sempre perguntavam, após o expediente, para onde ir no momento de lazer. 

Os dois jovens pensaram alto e largaram os empregos fixos para ousar no empreendimento.

O primeiro passo foi visitar o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, onde conheceram o Programa Nascer, da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesc) do governo de Santa Catarina em parceria com o Sebrae. 

A partir disso, tiveram um amparo, durante cinco meses, com mentorias nas mais diversas áreas. Ao final, a Startup recebeu o prêmio de melhor Pitch do Programa Nascer em 2022. 

Macan destaca:

“Após a validação, o Sebrae também nos ajudou a entender mais sobre o nosso produto e desenvolver um modelo de negócio. Hoje, ainda contamos com o apoio do nosso mentor do programa, mesmo após o término". 

"Fizemos conexões, com pessoas importantíssimas para o ecossistema de empreendedorismo funcionar em Santa Catarina, que nunca teríamos acesso se ainda estivéssemos trabalhando na indústria e sem o apoio do Sebrae”.

No programa de pré-incubação do Sebrae, os criadores tiveram acesso a metodologia de ensino da TXM Business, com diversos mentores de diferentes áreas como Vendas, Marcas, Marketing, Negócios, Financeiro, entre outros:

“A estrutura oferecida pelo programa durante os cinco meses também contava com uma plataforma para registro de atividades e busca por informações diversas sobre diferentes conteúdos”.