INOVAÇÃO

Florianópolis ganha Escritório de Promoção da Inovação para empreendedores no Norte da Ilha

01/07/2022 09:00:00

Florianópolis ganha Escritório de Promoção da Inovação para empreendedores no Norte da Ilha
Sylvia Dantas e Roberta Machado, da Acate, com o CEO do Centro de Inovação Albatroz, Marcio Silvado (Crédito: Viviane Araújo, Amplocom)

A Prefeitura de Florianópolis (via Fundo Municipal da Inovação) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), lançam na capital um novo Escritório de Promoção da Inovação (EPI), que fará parte da Rede de Inovação Florianópolis

Empreendedores e pessoas que desejam abrir o próprio negócio passam a contar com o espaço a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho. 

O local escolhido foi o Centro de Inovação Albatroz, organização que já atua no setor desde o ano passado. 

A localização no extremo norte da Ilha, visa atender gratuitamente à população da região, que não precisará mais se deslocar, ampliando a área de atuação do projeto. 

Tudo ficará disponibilizado em um mesmo lugar, desconcentrando a prestação do serviço e reforçando o atendimento nos bairros. 

O lançamento oficial acontecerá no dia 4 de julho, em um evento com a presença de autoridades, empresários e convidados. 

A Rede de Inovação conta com EPIs também em outros quatro Centros de Inovação, sendo três da ACATE (Downtown, Primavera e Sapiens Parque), além do Soho (Coqueiros).

No EPI Albatroz serão oferecidos orientação, suporte e consultoria especializada por parte dos Agentes de Inovação. 

No primeiro mês de funcionamento (julho), o atendimento será apenas on-line e, a partir de agosto, haverá também a opção presencial. 

O empreendedor ficará por dentro das múltiplas possibilidades existentes para a abertura ou crescimento da sua empresa. 

Receberá informações e encaminhamentos personalizados nas áreas de inovação, capital, investimentos, soluções de crédito, recursos humanos, obrigações tributárias, legislação, etc.

A depender do perfil e do nível de maturidade do negócio, a pessoa poderá ser conectada a diversos atores, como Sebrae, Fapesc, Bridge 1o1, Cocreation Lab, Miditec, LinkLab, UFSC, serviços da prefeitura, entre outros. 

O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, afirma: 

“É um verdadeiro balcão de informações e encaminhamentos. O foco principal são os negócios nas áreas de tecnologia e inovação, que já são muito fortes em Florianópolis". 

“É um setor que gera empregos inclusivos, ótimos salários, além de excelentes perspectivas futuras, e tudo isso com pouco impacto ambiental”.

O CEO do Centro de Inovação Albatroz, Marcio Silvado, explica:

“No local já ocorrem atendimentos, mas a implantação do Escritório vai alavancar os serviços e ajudar a desenvolver ainda mais a região”. 

“Nos Ingleses e bairros vizinhos há muitos empreendedores com ideias incríveis, que têm tudo para se transformar em negócios de sucesso".

"Mas eles enfrentam dificuldades de todo o tipo e muitas vezes não sabem onde buscar ajuda. O escritório irá preencher esta lacuna e cumprir este papel”.





Pinhalzinho, Jovem Programador e a economia criativa

Artigo de Carlos José Pereira, Diretor do Seprosc - Sindicato das Empresas de TI do Estado de SC