INDÚSTRIA

Grupo Rudolph, de Timbó, reformula marca e passa a se chamar CHRISTAL

31/05/2022 11:30:00

Grupo Rudolph, de Timbó, reformula marca e passa a se chamar CHRISTAL
Alex Marson, CEO do Grupo

A poucos meses de completar 50 anos de história, a Rudolph Investimentos e Participações, de Timbó, anuncia ao mercado o reposicionamento de suas marcas sob a regência de uma holding, batizada de CHRISTAL

Com receita operacional líquida global superior a R$ 200 milhões em 2021, o grupo atua como provedor de soluções para sistemas mecânicos, com forte presença no setor automotivo e atendendo a clientes como Bosch, General Motors e Scania. 

Segundo a companhia, a mudança visa estimular a cooperação entre as unidades, integrando modelos de gestão e melhores práticas, e compartilhando competências individuais em benefício do grupo. 

A concepção da nova identidade foi resultado de um processo de vários meses, desdobrado ao longo do ano passado. 

O projeto teve a consultoria do publicitário Rainer Budweg, que trabalha com criação e curadoria de marcas conscientes. 

O nome CHRISTAL homenageia os fundadores da empresa, Christa e Alfred Rudolph, que emigraram da Alemanha para Santa Catarina em 1953. 

A marca da holding sustenta quatro unidades de negócio: RUDOLPH (soluções para sistemas mecânicos complexos), USITIM (componentes metálicos seriados de precisão), RUFIX (sistemas de fixação para a indústria) e rup! (inteligência e inovação a serviço da indústria). 

A criação da rup! – voltada à gestão da cultura de inovação e ao desenvolvimento de novos negócios, também conectados ao ecossistema de inovação – é mais uma das novidades anunciadas pela companhia.

Desde o final de 2021, a direção do grupo está disseminando internamente as mudanças, junto a lideranças e colaboradores em geral.

São 700 colaboradores, no Brasil e na Europa, onde a Rudolph opera há quase 20 anos. 

O consultor Rainer Budweg relata:

“A primeira etapa do trabalho foi um processo longo e intenso de escuta com os envolvidos, para conhecer a história e o desenvolvimento das empresas e identificar a visão de futuro de cada um”. 

“Foram momentos marcantes. Identifiquei pessoas com uma visão de mundo humanizada, e todos muito alinhados. Integridade e espírito proativo são, na minha leitura, os grandes pilares da marca CHRISTAL e de suas unidades".

A CHRISTAL se apresenta como uma plataforma que integra pessoas, marcas e negócios. O posicionamento da holding descreve:

“Nosso nome representa a resiliência que marca a nossa história, a transparência em nossas ações e a clareza na visão do todo”.

“Nossa abordagem é planejada e objetiva, com uma linguagem direta, firme e agregadora. Transmitimos uma imagem jovial e atemporal, que reúne leveza, ousadia e excelência".

O marco anterior no processo que levou à reformulação das marcas e à reestruturação do grupo ocorreu em novembro de 2019. À época, a empresa revelou seu propósito (“inspirar e desenvolver pessoas para a excelência”) a todos os colaboradores e reforçou a atuação em algumas frentes, que envolvem inovação, intraempreendedorismo e alianças estratégicas. O executivo Alex Marson, que assumiu como CEO do grupo em 2021, comenta:

 “Levamos o conceito da colaboração para um nível ainda mais elevado. Até então, a Rudolph conduzia a estratégia de cada empresa de forma independente".

“Percebemos que poderíamos colher mais benefícios e sinergia trabalhando a gestão do portfólio de empresas e a alocação de recursos de forma integrada".