GESTÃO
Gestão humanizada fortalece o propósito e traz vantagens competitivas ao negócio
02/02/2022 16:30:00
Por que empresas se furtam à gestão humanizada e ao fortalecimento do propósito para além dos negócios? Porque elas não colocam as pessoas no centro, a partir de vínculos de respeito, cuidado e valorização.
Segundo publicação da IstoÉ Dinheiro, uma pesquisa da USP no projeto Empresas Humanizadas no Brasil, realizada há pouco mais de dois anos e que ouviu milhares de empresas, colaboradores e consumidores, atesta que este modelo de gestão reconhece mais os anseios dos trabalhadores e impulsiona-os a serem apaixonados pelo que fazem e pelas companhias.
O levantamento ratifica que a gestão humanizada traz vantagens competitivas como:
- Maior atração e retenção de talentos.
- Melhora do clima e dos níveis de produtividade.
- Relações mais estreitas com parceiros.
- Maior satisfação dos clientes finais.
- Rentabilidade que pode chegar ao dobro do convencional.
Em tempos de pandemia, exemplos de gestão humanizada revelam culturas organizacionais inspiradoras e lideranças selecionadas e/ou desenvolvidas para transmitir confiança frente ao grau de responsabilidade, maturidade, protagonismo e performance dos colaboradores.
Na gestão humanizada, lideranças procuram ser influentes no maior equilíbrio entre vida pessoal e carreira.
Quando engajados em responsabilidade social, elas despertam todos ao redor para pautas transformadoras do mundo.
Essas lideranças instigam a igualdade e equidade.
Lideranças com posturas mais humildes, próximas dos colaboradores, abertas ao diálogo, à escuta ativa, ao aprendizado, à comunicação não-violenta, à crítica construtiva (inclusive ante protocolos e regras), ao compartilhamento de experiências e até às tomadas de decisão conquistam credibilidade pela capacidade profissional e pelo bom caráter.
Elas aceitam movimentos para mudar o jeito de fazer, desde que para melhor.
Tal contexto coloca em xeque as gestões baseadas em comando e controle, bem como os colaboradores que se submetem à aceitação.
Os profissionais mais requisitados atualmente têm mais acesso à informação e devem estar aptos à adaptação, resiliência, flexibilidade, apoio à diversidade e maior exposição aos riscos.
É daí que surge a inovação, cresce a inclusão e as pessoas engajadas no propósito da companhia.
Por mais que as demandas sejam complexas, imprevisíveis e requeiram agilidade, com ações e reações quase sempre em tempo real, a preocupação genuína com o outro, a cooperação e a soma de expertises devem ser disseminadas.
Quando tudo está mais acelerado, por conta da tecnologia, e o modelo de trabalho híbrido é oficializado, a empatia, a comunicação eficiente, a integração das equipes e o suporte físico, mental e social são fundamentais.
A gestão humanizada depende mais de iniciativas de sensibilidade do que de budget.
Pesquise o que os colaboradores esperam da companhia, promova rodas de conversas sobre impactos da pandemia, adote mais campanhas de comunicação e endomarketing, amplie orientações e práticas de bem-estar, forme grupos de apoio ao empoderamento feminino e diversidade, revise os benefícios.
Faça o que estiver ao seu alcance para um legado além dos limites institucionais.
CONTEÚDO OFERECIDO POR MINDERA
A Mindera é uma empresa de tecnologia que atua em parceria com seus clientes no entendimento de suas necessidades de negócio para desenvolver e manter sistemas de software de alto desempenho.
Temos sede em Portugal nas cidades de Porto, Aveiro e Coimbra, com escritórios também no Reino Unido, Índia, Estados Unidos e Romênia.
No Brasil temos unidade em Blumenau, localizada no Ibiza Trade & Financial Center.
Para falar conosco: hello.br@mindera.com
Service Contabilidade - Assessoria contábil e fiscal
CDL Blumenau - Câmara dos Dirigentes Logistas de Blumenau
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital
Fácil - Softwares para gestão jurídica de escritórios de advocacia e empresas