INOVAÇÃO

Mais de 800 alunos do SENAI em SC participam de disputa de inovação

01/09/2021 16:30:00

Mais de 800 alunos do SENAI em SC participam de disputa de inovação

Estudantes de aprendizagem industrial em todo o estado estão participando, até esta sexta-feira (3), da fase catarinense do Grand Prix SENAI de Inovação, no qual os competidores são instigados a apresentar resolução de desafios para demandas reais da indústria. 

O tema em 2021 será Gestão Visual Andon 4.0, que foi proposto pela Tupy, indústria sediada em Joinville e que é apoiadora desta edição, juntamente com a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). 

No total, estão inscritos 825 alunos, que representam 34 escolas do SENAI em Santa Catarina; 124 docentes atuam como mentores.

As 165 equipes passam os três primeiros dias analisando e buscando soluções. 

Na quinta-feira elas produzem um protótipo e o pitch, um vídeo sintético em que defendem sua proposta. 

O resultado final será anunciado na sexta-feira, às 19 horas, no evento de premiação. Todo o certame será on-line.

Na Regional Oeste, mais de 110 alunos participam das atividades, nas unidades do SENAI de Chapecó, Xanxerê, Maravilha, Pinhalzinho e São Lourenço do Oeste. 

Em Chapecó, são 60 estudantes distribuídos em nove equipes e que desenvolvem projetos nas áreas de gestão da manutenção e gestão da produção com auxílio dos mentores e professores Bruno Furtado Fontana e Paulo Cesar Schervinski e acompanhados pela orientadora pedagógica Camila Medeiros.

O título do tema deste ano é uma referência ao modelo de gestão visual oriundo do Japão. 

Um exemplo convencional de Andon é a colocação de lâmpadas coloridas nas máquinas em uma linha de produção, de maneira que cada cor identifique um status daquele equipamento, podendo apontar situações de operação normal, pane, entre outras. 

No desafio, os alunos do SENAI não precisam se ater a algum modelo pré-existente. 

Até mesmo alunos de moda, por exemplo, podem sugerir alternativas em uniformes dos operadores, pois se trata de um evento de inovação aberta. 

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica, a Tupy também é parceira do SENAI no curso de MBI Fundição 4.0, aberto na semana passada. 

O tema Indústria 4.0 é o foco da atuação da ABII, cuja missão é promover o crescimento acelerado da Internet Industrial através da coordenação de um ecossistema criador de iniciativas voltadas à integração, controle e conexão segura entre máquinas, sistemas, processos e pessoas por meio de arquiteturas comuns e padrões abertos.

A supervisora dos cursos de aprendizagem do município, Tatiana Kley Drehmer Pisoni, frisa:

“O Grand Prix SENAI de Inovação é uma disputa que apresenta aos estudantes um problema real da indústria, desafiando os jovens na solução de um problema, com a utilização de competências socioemocionais como a concentração, o trabalho em equipe e a criatividade através de um olhar empreendedor e inovador”,

“São 20 horas de imersão em ferramentas e técnicas de inovação para auxiliar no processo criativo das equipes”.

"A disputa está em consonância com a metodologia SENAI de educação profissional. Tem como objetivo desenvolver as habilidades socioemocionais e as competências de inovadores, ao trabalhar com processos de criatividade, resolução de problemas e prototipagem de ideias, preparando os jovens para os problemas e demandas reais da indústria”.