INDÚSTRIA

Projeto-piloto de Indústria 4.0 na Rudolph estimula Bosch a replicar modelo

29/06/2021 12:00:00

Projeto-piloto de Indústria 4.0 na Rudolph estimula Bosch a replicar modelo

A Rudolph Usinados, fabricante de soluções em componentes mecânicos de Timbó, foi a primeira selecionada para a implementação do projeto voltado à Indústria 4.0 da Bosch, um de seus principais clientes, no Brasil e na Europa. 

O projeto visa implementar tecnologias da Indústria 4.0 nas operações de fornecedores da Bosch, ampliando a parceria com a base e os desenvolvimentos conjuntos. 

A boa experiência do piloto, desenvolvido com a Rudolph ao longo dos últimos três anos, estimulou a Bosch a replicar o modelo em um total de 18 fornecedores, apoiada por recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Na Rudolph, o projeto, batizado de Indústria 4.0 Smart Retrofit, permitiu ganhos expressivos nos principais indicadores de produtividade, qualidade e custos, na célula onde foi desenvolvido.

O executivo Alex Marson, CEO da Rudolph Usinados, comenta:

“É uma ação de vanguarda para conectar a indústria brasileira à transformação digital. Mas o maior benefício não pode ser medido diretamente". 

“Veio do desenvolvimento de um modelo mental de possibilidades ampliadas pela transformação digital, e da experiência prática de sua aplicação na indústria brasileira”.

"As soluções inovadoras de retrofit têm mostrado caminhos promissores para alavancar a atratividade dos nossos investimentos”. 

“A Rudolph teve, recentemente, um projeto próprio com foco na inovação em processos de manufatura avalizado pelo Programa Finep 2030 Empresarial”.

A Revista Autodata, especializada no setor automotivo, noticiou:

"Foi o primeiro passo rumo à indústria 4.0 com um fornecedor, mas não partiu do zero: a Rudolph já tinha estrutura consolidada e a Bosch investiu em áreas estratégicas, que foram ganhando novas tecnologias”.

“O foco é no ganho compartilhado: tornando a Rudolph mais competitiva, cresce, por consequência, a competitividade da própria Bosch.”





Evento apresenta novos talentos em desenvolvimento de sistemas ao mercado de TI

Durante dois dias, empresas poderão conhecer e avaliar perfis de alunos do Entra21-Blusoft para contratação