NEGÓCIOS

Art Laser se reinventa e quadruplica número de produção ao participar de programa do Sebrae/SC

10/06/2021 14:00:00

 Art Laser se reinventa e quadruplica número de produção ao participar de programa do Sebrae/SC

A empresa Art Laser, de Itajaí, que está há quase treze anos produzindo artesanato e peças em MDF, se reinventou durante a pandemia.

Após a decisão do proprietário Pedro Reis Junior, a empresa iniciou em junho de 2020 a produção de barreiras salivar em acrílico, para ser utilizada como proteção contra o coronavírus nos estabelecimentos da região, além de caixas e peças variadas no material. 

Neste mesmo período, a esposa Rafaella Reis, teve um insight com mesa posta utilizando utensílios feitos de madeira pinus. 

Foi então que o casal também começou a produzir porta-guardanapos, porta-copos e tábuas personalizadas.

Com a divulgação e parceria com influenciadoras digitais na região, a empresa obteve sucesso de vendas já nos primeiros meses. 

O proprietário conta que após o início das vendas, a empresa começou a receber muitos pedidos. 

O casal começou a enxergar problemas em meio a tanta procura, não dando conta da separação de pedidos, organização e corte dos produtos, resultando em atrasos. 

Diante dos problemas de gestão, a empresa resolveu participar do Programa Brasil Mais, com a orientação da Agente Local de Inovação (ALI) Luciane Paes Scheuermann

Durante o processo foi implementado Ordens de Produção no local, trazendo melhoria no fluxo das operações, com definição das atividades e responsabilidades de cada colaborador. 

O sucesso foi tão grande, que durante os meses de consultoria, o faturamento da empresa aumentou em 17,5%.

Houve a quitação de dívidas, investimentos em máquinas e equipamentos de corte, contração de funcionários passando de 5 para 8 operadores, além de quadruplicar as peças produzidas internamente, que passou de 200 para 800 por dia.

PROGRAMA AGENTES DE INOVAÇÃO (ALI)

O Programa ALI é realizado desde 2011, e integra o projeto Brasil Mais, do Governo Federal, que tem como objetivo elevar a produtividade das empresas brasileiras com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, oferecendo uma orientação proativa e personalizada. 

Além disso, oportuniza a implementação de práticas inovadoras, identificando estágios de inovação para ampliar os negócios a partir das perspectivas dos clientes.

O empresário será acompanhado por um Agente Local de Inovação no período de quatro meses, que irá compreender a realidade da empresa e auxiliar na implantação de ações inovadoras, orientando novas fontes de receita para que se tornem competitivos no mercado.

Podem participar empresas nas áreas de serviços, indústria, comércio e tecnologia, através do site: www.gov.br/brasilmais

Mais informações pelo telefone do Sebrae Itajaí: (47) 3390-1400 ou no telefone do Sebrae de Brusque: (47) 3351-3701.

O proprietário Pedro Reis Junior, comentou:

“Recebemos a Luciane com muita esperança e muita vontade de mudanças. Começamos o programa e em cada reunião nossa cabeça se abria para algo novo e uma ideia que poderíamos trazer para nossa empresa". 

"Levamos muito a sério e colocamos em prática tudo que vínhamos recebendo da consultoria. Resolvemos comprar um equipamento de CNC Router para produzir nossas peças e no mês de março de 2021 aumentamos nossa produção". ]

"Até hoje estamos reinvestindo tudo que ganhamos com as vendas em varejo e atacado em melhorias e funcionários. Foi um canal de bençãos em nossa vida”.