INDÚSTRIA TÊXTIL

Huvispan revê processos, reduz custos e aumenta a capacidade de estocagem sem ampliação física

20/05/2021 10:30:00

Huvispan revê processos, reduz custos e aumenta a capacidade de estocagem sem ampliação física

A Huvispan Têxtil, empresa catarinense de tinturaria e acabamento para o setor têxtil. vem investindo continuamente em maquinários, novas tecnologias e implementação de mapeamento de processos.

Estes investimentos, segundo o CEO da empresa, Cledson Boger, resultam no crescimento em meio à pandemia e crise econômica que o país vem enfrentando.

A marca investiu no mapeamento de processos para melhorar os resultados.

Com o auxílio do consultor Marcos Cirne, da Qualytrail, realizaram o Lean Office, técnica utilizada para entender de forma clara e simples como uma unidade de negócio está operando, representando cada passo de operação dessa unidade em termos de entradas, saídas e ações nos setores administrativos.

De acordo com Tathiana Mielmiczuk Pettenuci, consultora da qualidade da Huvispan Têxtil, tudo começou observando no dia a dia várias oportunidades de melhorias para serem aplicadas.

Com o mapeamento de processos, a empresa conseguiu identificar o que é feito internamente que não agrega valor, bem como os desperdícios, melhorias que podem ser feitas com ou sem investimentos e como isso pode trazer mais resultado para a empresa.

Tathiana explica que já foram identificadas melhorias internas.

Já foram definidas cerca de 130 ações que serão executadas no decorrer deste ano.

Em 2020, a Huvispan também investiu em novos maquinários e ampliou a produção em 75%. 

RESULTADOS

A consultora da qualidade conta que somente com o mapeamento e revisão de processos, a Huvispan espera até o final de 2021 aumentar a capacidade do estoque em 84% sem necessidade de ampliação da estrutura física do galpão, apenas investindo na melhoria da verticalização do layout.

Além da aplicação do mapeamento de processos, a empresa reorganizou todos os setores internos implantando o 5S e todos os colaboradores foram treinados para manterem as boas práticas da ferramenta. 

Veja o que diz Tathiana Mielmiczuk Pettenuci:

“Iniciamos com Kaizen, método que visa orientar as mudanças para melhoria contínua, além de práticas pontuais e a implantação de 5S em toda a empresa, ou seja, senso de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina”.

“Outra novidade, é a “Semana Kaizen”, ação dedicada aos setores produtivos, no qual será aplicado o método Kaizen com o objetivo de melhorar os processos, identificar desperdícios e criar indicadores de acompanhamento”.

“Iniciamos o processo de desenhar o estado futuro, ou seja, como vai ficar o processo final com as melhorias implantadas para podermos mensurar em valores os resultados obtidos". 

"Com isso, já identificamos que haverá redução de tempo nas atividades, diminuição de papéis impressos e melhoria na comunicação entre os setores”.

O CEO da empresa, Cledson Boger, comenta:

“A capacidade produtiva da empresa passou de 400 para 600 toneladas de malha ramada e 100 toneladas de malha tubular, totalizando 700 toneladas por mês”.

"Foi incluído um novo serviço de acabamento na empresa, a linha tubular. Com isso, ampliamos nosso quadro de colaboradores, com a contratação de 36 novos colaboradores”.