GESTÃO

IPM Sistemas registra crescimento de 255% no uso de serviços digitais no setor público

22/02/2021 08:00:00

Prefeituras de doze cidades do Médio Vale utilizam essa tecnologia

IPM Sistemas registra crescimento de 255% no uso de serviços digitais no setor público

O número de processos digitais abertos via portal ou aplicativo em prefeituras que usam o sistema Atende.Net para gestão pública online mais do que dobrou ao longo do último ano. 

De acordo com dados coletados na ferramenta desenvolvida pela empresa catarinense IPM Sistemas, o crescimento foi de 255%.

O total de novos usuários na plataforma aumentou 33,6%.

A análise mostra ainda que os brasileiros aderiram de forma intensa aos serviços digitais desde o mês de março, quando a pandemia atingiu o país. 

Os dados, referentes a municípios que usam o sistema nos três estados do Sul, em São Paulo e em Minas Gerais, mostram que em abril de 2019 houve três milhões de acessos a serviços públicos via auto atendimento ou aplicativo. 

Um ano depois, foram 3,7 milhões de acessos. 

Na região dos municípios do Médio Vale do Itajaí, as prefeituras de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó utilizam essa tecnologia.

A quantidade de acessos a serviços de autoatendimento e aplicativos das prefeituras também aumentou durante o ano.

Nos últimos quatro meses de 2020 os acessos se mantiveram em média 30% superiores em relação ao mesmo período no ano passado. 

Em vez de resolver processos burocráticos de maneira presencial, os cidadãos mostraram uma preferência crescente em interagir com serviços públicos através do computador ou em um aplicativo instalado em telefones celulares.

Por conta das novas ferramentas adotadas pelos municípios, os cidadãos se familiarizaram com o envio online de arquivos. 

Esse efeito é comprovado pelos dados do sistema, que mostra um incremento de cerca de 108% apenas no mês de novembro no registro de documentos digitais. 

No total, houve um crescimento de 206% no volume de dados armazenados pelos municípios e cidadãos em nuvem em 2020.

A praticidade de serviços digitais oferecidos na administração municipal beneficiou também os servidores das prefeituras. 

Um exemplo da facilitação desses serviços é o aumento das notificações push aos usuários do sistema. 

Segundo os dados de 2020, as administrações públicas dobraram o uso da ferramenta no último ano, com o poder de notificar instantaneamente os contribuintes sobre status de processos ou outros tópicos importantes da gestão.

Já o uso de assinaturas digitais cresceu 268% de 2019 para 2020, um total de 1.229.030 assinaturas no ano passado contra 333.612 no ano retrasado. 

 

O presidente da IPM Sistemas, Aldo Mees, comenta:

“Os dados e a experiência do dia a dia mostram que a tecnologia em nuvem, que possibilita o acesso a serviços de qualquer lugar, a qualquer hora, garante comodidade, rapidez e redução de custos para a gestão pública municipal”. 

“Por isso, mais e mais prefeituras deverão investir em sistemas digitais e os cidadãos vão usar cada vez mais esses serviços”.

 


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