Tecnologia
PlayTable lan�a 10 livros digitais em libras em feira nacional
10/05/2017 20:50:00
Empresa ainda apresenta 29 novas obras da editora Ciranda Cultural para o aplicativo Contador de Hist�rias
Mais de 800 institui��es brasileiras j� utilizam a mesa digital.(Foto:Divulga��o)
Lançada em 2014, a PlayTable é a primeira mesa digital brasileira que oferece jogos educativos para crianças a partir dos três anos, baseados no conceito de ludopedagogia.
Desenvolvida pela Playmove, a PlayTable será um dos destaques da Bett Educar 2017, feira que reúne anualmente milhares de profissionais da área de educação e apresenta novidades para o segmento. O evento acontece de 10 a 13 de maio, em São Paulo (SP).
Entre os lançamentos da empresa para o evento está a chegada de 10 livros digitais em Libras. A novidade une em um único dispositivo quatro linguagens simultâneas: escrita, visual (ilustrações), auditiva (contação de história) e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
No vídeo, a intérprete da linguagem de sinais interage com as animações do livro, facilitando a compreensão da história por crianças surdas. Cristiano Sieves, especialista em ludopedagogia da Playmove, explica que o objetivo dos livros é facilitar a inclusão de alunos surdos nos momentos de interação com os livros.
“Segundo a nova Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação, os alunos devem estar alfabetizados até o segundo ano do Ensino Fundamental e para isso é importante a interação com os livros desde a Educação Infantil, que na PlayTable é feita de maneira lúdica e interativa. Crianças surdas geralmente acabam excluídas dos momentos de contação de história, e nossos livros em Libras chegam para incluí-las também nestes momentos”, avalia.
A PlayTable também passará a contar com 29 novos livros digitais da editora Ciranda Cultural. Os títulos contam com o conteúdo escrito e ilustrado e também a contação da história, facilitando a interação de crianças ainda não alfabetizadas.
Jogos em inglês e espanhol
Uma necessidade identificada pela Playmove, que vive um momento de expansão para a Europa, EUA e países Árabes, foi a de oferecer jogos em outros idiomas. Na Bett Educar, a mesa digital já contará com 10 jogos nas versões inglês e espanhol.
“São opções pensadas também para escolas bilíngues, dando ainda mais opções de uso da PlayTable em sala de aula. Além da tradução, tivemos a preocupação de realizar a localização desses jogos, para que todo o enredo aconteça dentro da cultura dessas línguas”, explica o sócio-diretor da Playmove, Marlon Souza.
A arquitetura dos jogos, desenvolvidos em parceria com profissionais e estúdios nacionais e internacionais, leva em consideração conceitos apresentados em sala de aula e também promove a inclusão de crianças com deficiência, a cooperação entre os estudantes e a ampliação da coordenação motora e cognitiva.
Novos jogos educativos e parceria com o Clubinho Salva-Vidas
Entre os 16 jogos que serão lançados na Bett Educar, nove deles chegam de uma parceria com o Clubinho Salva-Vidas, projeto que surgiu com foco na conscientização sobre segurança no trânsito e hoje é um premiado portal de conteúdo infantil com foco em segurança e meio ambiente.
Entre as outras novidades que serão apresentadas, está o game Croac! Uma aventura musical, que utiliza a musicalização infantil para ensinar às crianças conceitos da lógica de programação. Também são lançamentos o Coelhos Construtores, que estimula a descoberta e identificação de cores e formas, o Box-in, que auxilia na ampliação do vocabulário de inglês, o Guardiões da Natureza - Mamíferos, que traz características de vários animais nativos do Brasil em um jogo no estilo "Super Trunfo" e o Edu no Planeta das Galinhas, que trabalha o tema da educação financeira.
Para o desenvolvimento do raciocínio e resolução de problemas foi desenvolvido o jogo Mini Ini Mo. Para o processo de alfabetização em português, inglês e espanhol os educadores poderão optar pelo Tap The Word. Já para o desenvolvimento da percepção visual a PlayTable apresenta o game Mão na Massa e a disciplina de matemática ganha o Segura o Panda.
Marlon Souza reitera que a PlayTable foi desenvolvida com o objetivo de ser uma ferramenta de apoio pedagógico aos docentes.
“Os jogos para a PlayTable são pensados de acordo com as necessidades das instituições de ensino. São opções para apoiar o professor em sala de aula, reforçar e contextualizar o conteúdo aprendido. A PlayTable é, basicamente, um console que pode ser abastecido continuamente com novos jogos educativos, de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino. Além disso, há sempre a possibilidade de se escolher o grau de dificuldade de cada jogo, facilitando o uso por diferentes faixas etárias e nível de conhecimento das crianças”, diz.
A estrutura é segura e simples, o que permite que as próprias crianças façam o uso do equipamento sem a necessidade da intervenção de adultos. Graças à tecnologia empregada no produto, ele é recomendado para utilização em programas de inclusão com crianças com dificuldades psíquicas e motoras.
Belluno - A Conta Digital PJ com as melhores soluções de pagamento & crédito
Service Contabilidade - Assessoria contábil e fiscal
Fundação Fritz Müller - O conhecimento é múltiplo, a Fritz Müller também
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Seprosc - Sindicato das empresas de software de Santa Catarina