INOVAÇÃO

Ciser reúne startups para celebrar conclusão do Desafix 4.0, programa de inovação aberta com foco na indústria

27/10/2025 12:30:00

Ciser reúne startups para celebrar conclusão do Desafix 4.0, programa de inovação aberta com foco na indústria

A Ciser concluiu a 4ª edição do Desafix, programa de inovação aberta com foco em soluções para a indústria, realizado em parceria com o Sebrae.

Foram cinco meses de uma intensa trilha de aprendizado e fomento junto a líderes de 20 startups selecionadas.

A celebração de encerramento ocorreu na sexta-feira, 24 de outubro, no auditório da Escola SESI de Referência, em Joinvile, reunindo especialistas em inovação, executivos e lideranças empresariais.

O programa de pré-aceleração é realizado por meio do Hub #Colmeia, o centro de inovação da Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina.

As inscrições para o Desafix 4.0 aconteceram em abril, seguidas de um processo seletivo em que todas as startups foram analisadas por um time de profissionais especializados.

Nesta edição, foram selecionadas startups de diversas temáticas, atuando em indústria 4.0, soluções ESG, logística, manufatura inteligente, tecnologia digital e fixação inteligente, baseadas em diferentes cidades do Sul e Sudeste.

As startups foram a Joinville uma vez por mês para dois dias de workshops, além de participarem de uma série de atividades online durante o programa, com objetivo de preparar as equipes para pensar em negócios e estratégia, entender a experiência do cliente e em torno dela moldar produtos, além de aprofundar em atividades de gestão, como marketing, vendas e captação de recursos. 

O programa também proporcionou mentorias direcionadas às questões de cada participante.

Os mentores foram selecionados em um pool de 400 especialistas, entre executivos da Ciser, técnicos do Sebrae e parceiros da TXM Methods. 

Em quatro anos, mais de 50 startups foram beneficiadas pelo Desafix, resultando em inovação em produtos e processos, além de parcerias com indústrias consolidadas no mercado nacional e global, como é o caso da Ciser.

A empresa, que acaba de completar 66 anos, leva seu portfólio de mais de 27 mil produtos a 25 países.

PRÓXIMA EDIÇÃO 

O próximo Desafix já está em planejamento e deverá enfatizar temáticas voltadas a hardtech e deeptech.

Os interessados podem acompanhar todas as informações sobre o Desafix nos canais do Hub #Comeia no LinkedIn e no Instagram.

Luidgi Paolo Pedrazza, gerente de Inovação da Ciser, afirma:

“O programa tem impulsionado jovens empreendimentos por meio de mentorias, ferramentas de gestão e orientação especializada para que acelerem seu crescimento e desenvolvam novas tecnologias e modelos de negócios para a indústria como um todo”.

“Foram cinco meses de muitas atividades presenciais e online para ampliar a visão desses empreendedores e alavancar a inovação na indústria”. 

“Avaliamos uma a uma para entender em que estágio estão. Na pré-aceleração, trabalhamos com startups que já têm negócio e produto e estão iniciando o faturamento, para ajudá-las a adquirir velocidade e voar mais alto, com crescimento consistente”.

“Além do conhecimento e da mentoria específica para seus negócios, as startups ficam mais visíveis para outras indústrias, durante o programa”.

“Essa proximidade permite que se conheçam e possam estabelecer parcerias que geram crescimento para todos em seus respectivos segmentos”.

Isso aconteceu com a equipe da 4FeedStock, empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em valorização de resíduos industriais por meio da economia circular. Fundada em 2022 em Florianópolis, a startup participou da 3ª edição do Desafix, em 2024, quando a Ciser identificou a oportunidade de desenvolver, em conjunto com a mentorada, um projeto de gestão de resíduos sólidos que resulta em maior eficiência operacional e sustentabilidade. Willian Farias, CEO da 4Feedstock, relata que o Desafix proporcionou desenvolvimento em empreendedorismo, validação de negócio, criatividade e vendas:

“A experiência resultou em uma evolução significativa do nosso negócio, desdobrando em parceria com a Ciser e implementação de projetos”.

“Também fizemos conexões valiosas com outras startups, gerando indicações e soluções complementares”.

“Foi uma jornada intensa, rica em aprendizados e com resultados concretos em nossos negócios”.  

Pedrazza finaliza:

“A Ciser é uma das empresas mais longevas da indústria nacional e também a maior fabricante de fixadores na América Latina”.

“A inovação é um dos valores que fizeram a companhia construir a trajetória de liderança de mais de seis décadas e hoje compartilhar seu conhecimento com novos empreendimentos, fomentando toda a indústria”.