INDÚSTRIA

Livro resgata memórias da família pioneira da indústria de Pomerode

22/10/2025 10:30:00

Livro resgata memórias da família pioneira da indústria de Pomerode

Nesta Semana Nacional do Livro, Pomerode celebra o lançamento de uma obra que une literatura, memória e identidade local.

Já disponível ao público, o livro “O Lugar dos Weege”, de autoria da jornalista Denisse Lopes, revisita a trajetória dos Weege, fundadores da extinta Indústria Alimentícia Weege e uma das famílias mais emblemáticas da história de Pomerode.

Para além da influência dentro do município, os Weege também foram responsáveis por legar a Linguiça Blumenau, uma das maiores tradições gastronômicas do estado.

O produto, reconhecido como patrimônio cultural imaterial catarinense, é também símbolo da herança cultural alemã do Vale do Itajaí.

O PROJETO 

Viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e sob coordenação da Gerência Municipal de Cultura de Pomerode, a obra utiliza a literatura como meio de valorizar a memória coletiva local.

Combinando pesquisa histórica, sensibilidade narrativa e boas doses de liberdade criativa, o livro reúne dez crônicas de jornalismo literário que recuperam bastidores, curiosidades e episódios inusitados nos quais os Weege tiveram protagonismo.  

O conteúdo está disponível gratuitamente online em texto e áudio, tornando a leitura ainda mais acessível e democrática.

Além da versão digital, o livro pode ser solicitado também em formato impresso sob demanda, tudo através da página oficial: olugardosweege.blog.

Segundo a autora, os capítulos se dispõem como “uma novela que se passou na cidade”, tendo a especial intenção de aguçar o interesse de gerações mais novas pelo patrimônio derivado do empreendedorismo dos Weege.

Com estilo próximo do leitor, os capítulos têm o ritmo de uma conversa entre amigos, mostrando os Weege como pessoas reais, com suas fragilidades, conquistas e paixões.

As crônicas conduzem o leitor a lugares emblemáticos de Pomerode quando ainda era vila e distrito do Rio do Testo, como o antigo Complexo Industrial Weege (atual Centro Cultural de Pomerode), o Zoo Pomerode e a Igreja Luterana do Centro, misturando fatos e lembranças que ajudam a compreender a formação da cidade.

MEMÓRIA E PERTENCIMENTO 

Para além de uma biografia familiar, “O Lugar dos Weege” é um conteúdo de pertencimento para os pomerodenses.

Baseada em entrevistas, arquivos pessoais, fotografias e documentos históricos, a obra reconstrói diferentes momentos que marcaram diferentes gerações, como a chegada do primeiro automóvel, do primeiro telefone, da energia elétrica e a inauguração do primeiro supermercado.

Entre as curiosidades que o livro revela está a verdadeira origem do Zoológico de Pomerode, que não nasceu de uma enchente, como diz a versão popular, mas da paixão de Hermann Weege por cuidar dos animais que se aproximavam naturalmente de um açude para peixes, aos fundos de sua casa.  

Grande parte do material para os escritos foi compartilhada por Heike Weege, bisneta de Hermann e colaboradora direta do projeto.

O projeto agora também inspira novas iniciativas culturais.

Durante o processo de pesquisa, a jornalista recebeu de Heike a disponibilização espontânea de itens de grande valor histórico e afetivo relacionados à trajetória da família — como fotografias antigas, documentos, louças e objetos de memorabilia.  

O material abre caminho para desdobramentos futuros, como a produção de um livro de fotos e a criação de um espaço dedicado à história industrial do Complexo Weege, ampliando o acesso da comunidade a essas memórias que ajudam a contar o passado de Pomerode. 

A autora Denisse Lopes, explica:

“A ideia toda foi trazê-los como personagens vivos, com quem o leitor consegue facilmente se identificar, e não mitos de um passado distante, como muitas vezes enxergamos as figuras nos livros curriculares de história”.

Heike Weege afirma:

“Este é um trabalho feito com afeto. Ele resgata o mundo que meu bisavô criou, o comércio que movia a cidade e as histórias da casa onde cresci. É uma celebração daquilo que Pomerode representa”.