EVENTOS

Univali reúne engenheiros em evento sobre Cidades Inteligentes

13/10/2025 16:30:00

Univali reúne engenheiros em evento sobre Cidades Inteligentes

Tecnologia, meio ambiente e planejamento urbano estarão em discussão durante o evento “O Engenheiro do Futuro e as Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A programação reúne três especialistas e ocorre em 22 de outubro, no Campus Professor Edison Villela (Itajaí).

O público alvo são acadêmicos e egressos das diversas engenharias interessados em ampliar e atualizar os conhecimentos sobre o tema.

As inscrições são gratuitas e estão abertas em univali.br/eventos.

As atividades ocorrem no Bloco E1 (auditório), a partir das 19h.

O debate reúne o professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Paulo Sérgio Sausen, e os professores da Univali, Marcus Polette e Luciano Torres Tricárico.

O evento ocorre com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – Crea/SC.

CONHEÇA OS ESPECIALISTAS  

Professor Paulo Sérgio Sausen

Possui trajetória na área de tecnologia.

É graduado em Informática pela Unijuí (1993), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2008).

Atualmente, é professor adjunto (nível 2) no Departamento de Ciências Exatas e Engenharia (DECEng) da Unijuí, onde atua como membro do NDE do Curso de Ciência da Computação.

É coordenador do Grupo de Pesquisa GAIC e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (Mestrado e Doutorado).

Sua experiência abrange as áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Matemática Aplicada, com ênfase em smart grids, modelagem matemática de baterias estacionárias e sistemas inteligentes.

É também sócio fundador da startup VSYS Soluções Inteligentes, que atua no segmento de redes elétricas inteligentes.

Professor Marcus Polette

É pesquisador do CNPq e professor da Univali, sendo especializado em gestão e governança costeira e planejamento regional e urbano.

Integra o United Nations Pool of Experts – Regular Process (World Ocean Assessment I e II).

É editor e fundador da Revista de Gestão Costeira Integrada para países de língua portuguesa.

Foi representante da academia no Gigerco – Grupo Interministerial para Gerenciamento Costeiro (2016–2018).

Possui pós-doutorado em Ciências Políticas pela UFSC (2006), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (1997 e 1993) e graduação em Oceanografia (1989) e Geografia (1987) pela Furg.

Também possui especializações em gestão costeira integrada pelas universidades de Delft (Holanda), Rhode Island (EUA) e Bologna (Itália).

Além disso, atua como conselheiro do Programa de Estudos Costeiros do Museu Emílio Goeldi (PA) desde 2014.

É professor visitante em instituições acadêmicas como as Universidades de Sevilla, Barcelona, Bologna, Nápoles, Cádiz, Ancón, La República (Uruguai) e Científica del Sur (Peru, 2025).

Professor Luciano Torres Tricárico

É arquiteto e urbanista formado pela FAU-USP (1999), mestre (2004) e doutor (2008) em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição.

Atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (PPGTH) da Univali, onde também atua como professor e pesquisador nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Ciência e Tecnologia Ambiental e no Núcleo de Disciplinas Internacionalizadas (Arquitetura Brasileira).

É bolsista de produtividade do CNPq (2020–2023), Comendador por Mérito Social Acadêmico (2015), Embaixador da Qualidade (2017) e Chanceler Master (2019) pela Associação Brasileira de Liderança.

Além disso, é Diretor Institucional da ANPTUR (2020–2024) e líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Hospitalidade & Gastronomia (CNPq).

Foi editor da revista Turismo: Visão e Ação e atua como avaliador convidado de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais.

A coordenadora do evento, professora da Escola Politécnica da Univali, Anita Maria da Rocha Fernandes, afirma:

“O objetivo é discutir como as engenharias podem fazer uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, as TICs, para promover cidades inteligentes e, deste modo, auxiliar na solução dos desafios públicos de Santa Catarina”.