EMPRESAS
Catarinense Baly Brasil leva inovação e sabor para acelerar o crescimento do varejo de bebidas da Bahia
08/08/2025 10:30:00

A Baly Brasil, empresa catarinense que se consolidou como uma das principais marcas nacionais de bebidas energéticas, anuncia sua entrada estratégica no mercado baiano.
A expansão acontece em meio a um cenário de crescimento no setor de bebidas da Bahia, que, segundo dados do Painel Scanntech, apresenta avanço de 25% — enquanto a Baly registra crescimento de 100% na região, quatro vezes acima da média local.
A movimentação não se resume à ampliação da distribuição.
A companhia pretende impulsionar a categoria com foco em sell out, visibilidade no ponto de venda (PDV) e apoio direto ao varejista.
De acordo com Dayane Titon Cardoso, diretora comercial e de marketing da empresa, a proposta é oferecer um portfólio de alta rotatividade e margens atrativas.
Atualmente, os produtos da marca já estão presentes em mais de 20 mil PDVs no estado.
A chegada da marca ao estado é marcada pela participação na SuperBahia 2025 — uma das maiores feiras de negócios do setor supermercadista no Norte e Nordeste — realizada até 11 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador.
A Baly está presente no estande D9, com ativações voltadas ao público empresarial.
ESTRATÉGIA BASEADA EM INOVAÇÃO E POSICIONAMENTO DE MARCA
Com 29 sabores — incluindo versões sem açúcar — e fórmulas enriquecidas com vitaminas do complexo B, a Baly lidera o segmento de energéticos saborizados no país, com 80% de participação em volume, segundo a Scanntech.
No ranking geral, é a segunda marca mais lembrada entre os consumidores brasileiros.
Entre as apostas recentes da empresa estão a linha Celebre, com sabores como Champanhe, Caipirinha e Floripa Tropical Spritz (todos sem álcool), além do lançamento do Baly Muscle Protein, posicionado como o primeiro energético proteico do mundo — combinando cafeína natural com colágeno Body Balance®.
Outro destaque é o isotônico Baly Hidrate, que chega ao Nordeste por meio do mercado baiano.
A bebida contém sais minerais, carboidratos e eletrólitos, em três sabores: Limão, Tangerina e Melancia.
ESTANDE TECNOLÓGICO
Para marcar presença na SuperBahia, a empresa montou um estande imersivo inspirado em sua planta fabril, com projeto assinado pela arquiteta Juliana Loffi.
O espaço traz elementos industriais, como tubos e metais, além de um videowall com imagens reais da linha de produção.
A estrutura também conta com tecnologia de rastreamento ocular, desenvolvida em parceria com a Inova+Trade, que analisa para onde os visitantes direcionam o olhar — uma ferramenta que poderá ser aplicada futuramente nos pontos de venda.
Dayane Titon Cardoso, diretora comercial e de marketing da empresa, diz:
“O diferencial da Baly está em aliar inovação ao comportamento real do consumidor, o que explica a performance consistente da marca”.
“Nosso objetivo é crescer junto com o varejo local e contribuir para dobrar o tamanho da categoria na Bahia”.
Welton Schmitz, gerente de marketing da Baly, comenta:
“O objetivo é proporcionar uma experiência sensorial que aproxime o visitante do universo da marca e dos bastidores da produção”.
“O projeto também incorpora práticas sustentáveis, com reaproveitamento de materiais e descarte consciente por meio de parceiros certificados”.
Fundação Fritz Müller - Hub de conhecimento
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Blukit - Soluções para instalações hidráulicas
Exímio Soluções em TI - Soluções ideais para impulsionar seus negócios
Domos Soluções - Soluções de infraestrutura, segurança e governança de TI