STARTUPS

Loopert transforma a monetização da rádio e impulsiona a sustentabilidade financeira das emissoras no Brasil

01/07/2025 16:30:00

Loopert transforma a monetização da rádio e impulsiona a sustentabilidade financeira das emissoras no Brasil

A startup catarinense Loopert, fundada em 2022, em Joinville, vem se consolidando como uma das principais soluções tecnológicas para viabilizar a sustentabilidade financeira das rádios brasileiras.

Criada pelo empresário João Konflanz, com mais de 20 anos de experiência no setor, e pelo especialista em desenvolvimento de software, Lucas Caresia, a startup surgiu da necessidade de adaptar a rádio às novas dinâmicas do mercado publicitário digital.

Com foco em métricas de audiência e novas formas de monetização, a Loopert oferece uma plataforma que conecta emissoras e anunciantes, transformando a relação entre conteúdo e receita no setor de radiodifusão.

A plataforma Metrics, carro-chefe da Loopert, permite que os emissores conheçam o fundo do comportamento de seus ouvintes digitais, com dados como localização, tempo de escuta, recorrência e tipo de dispositivo utilizado.

Com base nessas informações, as rádios podem implementar estratégias mais assertivas e rentáveis, incluindo a inserção de anúncios em momentos estratégicos — como o pre-roll (no início da transmissão) e o mid-roll (durante os intervalos comerciais).

Um dos casos mais expressivos da eficácia da solução é o da 89FM Joinville.

A primeira emissora a adotar o Metrics, a rádio registrou um aumento de mais de 1000% em sua fatura digital.

O novo modelo de negócio adotado, baseado na venda de pacotes mínimos de inserções digitais, ampliou significativamente o inventário comercial e atraiu novos anunciantes, inclusive de pequeno porte.

Ao oferecer valores acessíveis e entregas mensuráveis, a Loopert abriu as portas da rádio para um novo perfil de investidor publicitário.

Atualmente, a Loopert atende 110 emissoras em 5 estados e já viabilizou a entrega de mais de dois milhões de inserções digitais através da plataforma Metrics.

Com uma atuação que já impacta milhões de ouvintes em todo o país, a Loopert também chama a atenção do mercado de tecnologia e investimento.

Entre seus apoiadores está o empresário Jardel Cardoso — fundador da Credipago, Versi e Billor — que hoje figura como investidor estratégico da startup.

A Loopert conta também com os empresários especialistas Carlo Huinka e Jorge Fernandes.

Os dois viram na Loopert uma oportunidade de investimento devido ao potencial de inovação disruptiva que a Startup trouxe para o mercado.

João Konflanz, CEO da Loopert, explica:

"O rádio ainda é um meio extremamente poderoso e confiável, mas fornecido de ferramentas que o conectassem à lógica e às oportunidades do digital”.

"Nosso propósito é esse: fortalecer o rádio com inteligência, dados e ganhos”.

"O que antes era uma mídia de difícil mensuração digital agora se torna um canal eficiente, com dados em tempo real, relatórios automatizados e novas fontes de receita”.

"E isso muda tudo para uma emissora que quer crescer com segurança e inovação”.

"As pesquisas mostram hoje que no Brasil entre 10 e 15% da audiência das emissoras já está no digital”.

"Nos Estados Unidos esse número já está em 25%, então é uma tendência. Se 80% da população é alcançado pela rádio, imagine só o tamanho desse mercado”.

"Com mais de seis mil emissoras legalizadas no Brasil, a maioria delas de pequeno e médio porte, a digitalização ainda representa uma barreira para muitas dessas operações”.

"A atuação da Loopert mira justamente nesse universo, oferecendo uma solução escalável e acessível para monetização no ambiente digital”.

A expectativa da Loopert é de que o faturamento dobre até o final de 2025, refletindo o crescimento acelerado da operação:

"Iniciamos com mais dúvidas do que certezas, mas o mercado nos mostrou que estamos no caminho certo”.

"As emissoras precisam de inovação, e nós estamos aqui para entregar isso de forma prática e acessível”.