CAPACITAÇÕES

Cidades do interior de SC avançam na transformação digital, e 1 em cada 3 busca capacitação para servidores

12/05/2025 10:30:00

Cidades do interior de SC avançam na transformação digital, e 1 em cada 3 busca capacitação para servidores

A transformação digital avança nos municípios de pequeno porte de Santa Catarina, e a capacitação dos servidores públicos se consolida como prioridade.

Entre junho e dezembro de 2024, 96 cidades com menos de 100 mil habitantes buscaram treinamentos oferecidos pela Betha Sistemas — número que representa mais de um terço das cidades pequenas do estado.

O dado é resultado da implantação da plataforma Betthers+, lançada pela empresa catarinense em junho do ano passado com foco na qualificação técnica voltada à gestão pública digital.

Com quase 40 anos de atuação, a Betha Sistemas atende mais de 800 municípios em todo o Brasil e tem observado uma crescente adesão das prefeituras ao modelo de capacitação online, especialmente no interior.

Somente entre janeiro e abril de 2025, 45 municípios catarinenses com menos de 100 mil habitantes participaram de 122 treinamentos oferecidos pela empresa.

A plataforma Betthers+ foi pensada para facilitar o acesso dos servidores municipais à formação contínua, com cursos sobre temas estratégicos como a Nova Lei de Licitações e alternativas para aumentar a arrecadação sem elevar impostos.

O modelo remoto, acessível a qualquer cidade do país, tem sido fundamental para superar barreiras logísticas, especialmente em regiões mais distantes.

No Oeste de Santa Catarina e na Serra, exemplos como os municípios de Barra Bonita e São Joaquim ilustram os resultados da capacitação na prática.

A informatização dos serviços públicos já tem permitido maior agilidade na tomada de decisões, especialmente na área da saúde.

Aldo Garcia, CEO da Betha Sistemas, destaca:

“Os números reforçam que a digitalização da gestão pública não é mais uma perspectiva futura, mas uma realidade que vem exigindo preparo técnico constante por parte dos servidores municipais”.

“De nada adianta oferecer tecnologia de ponta se quem está na ponta não sabe como usar”.

"O servidor precisa entender o sistema, se sentir seguro e saber aplicá-lo na rotina — é isso que garante eficiência e melhoria no serviço público”.

“É verdade que a inovação historicamente chega primeiro aos grandes centros, mas a tecnologia está mudando isso”.

"Hoje, uma cidade de 5 mil habitantes pode ter a mesma agilidade e qualidade de gestão que uma metrópole”.

"O que garante essa igualdade é o acesso à capacitação e às ferramentas certas”.

Afonso Rizzo Brasil, assessor jurídico da prefeitura de Barra Bonita, avalia:

“Muitas vezes é difícil fazer com que as pessoas compreendam que estamos em um novo mundo”.

"Há resistência por parte de muitos servidores, mas com capacitação contínua, eles começam a entender melhor o sistema, a melhorar e encontrar formas mais eficazes de trabalhar”.

"A capacitação online é essencial para nós”.

O prefeito de São Joaquim, José Teodoro de Sena Amaral, o Dorinho, diz: 

“A gestão pública só está funcionando onde há tecnologia e inovação”.

"É preciso aliar tecnologia com qualificação e motivação dos servidores”.

"Antes, no papel, tudo era mais demorado. Hoje, conseguimos respostas com um ou dois cliques”.