INOVAÇÃO

Duas Rodas está entre as empresas mais inovadoras do Brasil pelo 9º ano consecutivo, aponta Valor Econômico

06/08/2024 11:00:00

Duas Rodas está entre as empresas mais inovadoras do Brasil pelo 9º ano consecutivo, aponta Valor Econômico

A multinacional Duas Rodas, maior fabricante de aromas, essências, extratos e outros insumos para a indústria de alimentos e bebidas do país, com sede em Jaraguá do Sul, foi eleita como uma das cinco empresas mais inovadoras do seu segmento no Prêmio Valor Inovação 2024, do jornal Valor Econômico

Este é o nono ano consecutivo que a empresa catarinense é destaque no ranking que avalia as melhores práticas de gestão em inovação e seus resultados em diferentes setores da economia. 

Em sua 10ª edição, o Prêmio Valor Inovação, realizado em parceria do jornal com a Strategy& - consultoria da PwC, tornou-se a maior referência nacional no tema. 

A edição deste ano, que apontou as organizações mais inovadoras em seus setores e o ranking das 150 com as melhores práticas de inovação do Brasil, está marcada por um olhar renovado para o futuro. 

A metodologia considerou novos aspectos e foi organizada em quatro pilares: planejamento, execução, resultados e reconhecimento –, reforçando ainda mais a capacidade das organizações de garantir a inovação em meio a crescentes expectativas sobre sustentabilidade e a adoção de tecnologias disruptivas (como a inteligência artificial generativa).

A Duas Rodas investe pelo menos 5% de sua receita líquida para a área de inovação todos os anos. 

O valor investido em 2023 foi 26% maior que o ano anterior e, para este ano, a previsão é que seja 40% maior. 

A empresa investirá 211 milhões de reais em inovação e tecnologia no período entre 2023 e 2025.

A Duas Rodas acredita no potencial da co-criação e da inovação compartilhada com seus clientes, com os quais desenvolve e analisa aproximadamente 2,5 mil projetos de inovação mensalmente. 

Também possui parcerias com os principais centros de ensino e pesquisa do Brasil, tais como USP, Unicamp, UFSC, UFSM e Embrapa, e do mundo, como Fraunhofer, da Alemanha, SciSigma, da India, etc. 

A empresa criou sua própria inteligência artificial, a plataforma DRICA (Duas Rodas Inteligência Artificial Cognitiva Aumentada), que está permitindo uma atuação muito mais eficiente. 

Na empresa, quatro processos são apoiados pela inteligência artificial com algoritmos próprios. 

São eles: projetos de clientes, pesquisa e desenvolvimento, forecast (predição) de vendas e inteligência de mercado. 

O que tem possibilitado à Duas Rodas reduzir estoques, ampliar capacidade produtiva em diversas linhas e também elevar cada vez mais a satisfação de seus clientes.

A empresa apresenta um crescimento sólido de 15% em média nos últimos cinco anos. 

Em 2023, a empresa faturou mais de 1,6 bilhão de reais e no primeiro semestre deste ano já obteve uma expansão de 18% na comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Leonardo Fausto Zipf, presidente da empresa, afirma:

“A inovação é um dos motores no nosso crescimento desde nossa fundação, em 1925". 

“Em 2023, 23% do nosso faturamento veio de produtos desenvolvidos nos últimos anos por nosso time de inovação”. 

“Ser uma empresa inovadora por essência também é vital no segmento no qual estamos inseridos”. 

“A Duas Rodas é a líder no mercado latino-americano de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas”. 

"Trata-se de um setor extremamente dinâmico, movido a novidades e pela busca de produtos que combinam o prazer do sabor à saudabilidade e ao bem-estar do consumidor”. 

“Com todo o nosso conhecimento de quase um século neste segmento aliado à DRICA conseguimos prever qual deve ser o giro dos nossos produtos para atender à demanda dos clientes". 

"O que gera agilidade na entrega e maior satisfação dos nossos clientes, porque eles podem comprar conforme a necessidade sem ter que manter estoques”. 

Além disso, Zipf destaca que o desempenho no mercado alemão, com a aquisição da empresa tropextrakt GmbH, em janeiro deste ano, tem sido melhor que o previsto:

“Estamos muito felizes com nosso resultado na Alemanha. Acreditamos que em quatro anos vamos conseguir bater a meta que havíamos estipulado para 10 anos, o que demonstra que estamos no caminho certo”.