INDÚSTRIA

Diklatex e Quiminorte apresentam seus cases no FaberUp Boas Práticas

28/03/2024 13:00:00

Diklatex e Quiminorte apresentam seus cases no FaberUp Boas Práticas

As indústrias Diklatex e Quiminorte, ambas de Joinville, foram indústrias que apresentaram seus cases no FaberUp Boas Práticas de 2024.

O evento híbrido foi realizado nesta quarta-feira (27). 

Coordenada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), a Rede FaberUp é uma comunidade de prática em inovação na qual seus mais de 320 integrantes, todos de indústrias catarinenses, trocam experiências bem-sucedidas em inovação. 

O evento foi realizado presencialmente no Ágora Park, em Joinville, e transmitido via internet.

DIKLATEX

A pesquisadora da Diklatex, Michele Hamester, explicou o processo de criação dos produtos, que pode ser a partir de desenvolvimento interno, de solicitação das marcas atendidas ou de editais de fomento. 

Segundo ela, com o surgimento da ideia inicial, o processo consiste na resposta às cerca de 15 perguntas-chave que envolvem a identificação da “dor” do cliente, os atributos esperados, quais os testes comprobatórios que serão necessários e seus custos e o tempo necessário para as caracterizações prévias, entre outros. 

Caso predominem respostas positivas, o processo de criação avança. 

Ela também abordou as estratégias de ESG da empresa, que existe há mais de 40 anos e tem seu foco no fornecimento de tecidos para grandes marcas, inclusive esportivas.

QUIMINORTE

Fábio Nunes, diretor industrial da Quiminorte, explicou que a empresa busca sua diferenciação na qualidade do produto, saindo da competição por preço.

“Acreditamos que se oferecermos qualidade, o cliente retorna”, disse, ao explicar que a indústria optou por apostar também no varejo. 

Ele citou exemplos de estratégias de marketing de varejo que foram adotadas. 

Segundo ele, um dos maiores sucessos de venda decorreu da postagem voluntária de uma cliente em rede social. 

Criada em 1985, a empresa é especializada em produtos de limpeza e especialidades químicas, produtos para piscinas, laboratórios químicos e tratamento de água em consumo e produtos químicos diversos.







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda