AÇÕES SOCIAIS

Ação solidária ilumina espaços de entidades assistenciais em Blumenau

18/12/2023 12:00:00

Ação solidária ilumina espaços de entidades assistenciais em Blumenau

Três entidades assistenciais de Blumenau fizeram parte de um projeto luminotécnico realizado pela empresa Blumenau Iluminação.

A empresa realizou sua primeira convenção nacional de vendas e decidiu fazer uma surpresa não apenas para os representantes comerciais, mas também para a Casa de Acolhida São Felipe Neri, a ala de Oncologia do Hospital Santo Antônio e a Casa São Simeão

As instituições foram presenteadas com projetos luminotécnicos e todos os materiais necessários para a nova iluminação. 

Ao todo, foram doados mais de 700 produtos entre iluminação funcional e decorativa, para áreas internas e externas.

A Supervisora de Marketing da Blumenau Iluminação, Mayara Silva, conta que, durante a convenção de vendas da empresa, os representantes foram convidados a participar de uma dinâmica para exercitar o conhecimento dos produtos e técnicas de negociação. 

Eles se reuniram em grupos e foram desafiados a criar um projeto luminotécnico de ambientes fictícios com a premissa do melhor projeto ser o ganhador. 

Só depois dos projetos criados, receberam a notícia de que não seriam eles os ganhadores, mas sim três entidades da cidade de Blumenau.

As entidades receberam uma homenagem e um certificado garantindo a doação dos produtos. 

Gilberto Tietbohl,  representante da Blumenau Iluminação na região Sul, revela que a dinâmica possibilitou explorar conhecimentos técnicos de projetos que eles aplicam no dia-a-dia, porém imaginavam que seria apenas fictício:

"Foi uma emoção enorme para nós, representantes e de toda a equipe quando foram apresentados os locais onde realmente seriam aplicados os produtos da Blumenau Iluminação. Fiquei muito feliz em fazer parte dessa iniciativa".

Giselle Stelle Cunha, fundadora e coordenadora da Casa de Acolhida São Felipe Neri, explica que a casa custeia as despesas mensais como alimentação das crianças e folha de pagamento por meio da receita obtida com eventos. Então, dificilmente consegue investir em melhorias na estrutura:

“Nossas duas casas serão beneficiadas com a nova iluminação. A Casa 1 será contemplada a sala de atividades diversas, onde acontecem as aulas de dança e teatro, com iluminação colorida através da linha Infinity Smart Light”. 

“Essa linha possibilita à pessoa escolher a cor da iluminação do ambiente através de lâmpadas inteligentes, gerenciada por aplicativo, o que trará muito mais alegria e tecnologia ao espaço”. 

"Além disso, contemplará o refeitório onde acontecem as festinhas de aniversário e o parquinho, com um lindo varal de luz". 

Na Unidade 2 da Casa de Acolhida São Felipe Neri, o refeitório também será agraciado com luzes coloridas e os ambientes externos com varal de luz:

"Serão impactadas 205 crianças e adolescentes, 13 colaboradores, 20 voluntários, totalizando 238 pessoas diretamente e indiretamente mais de 400 pessoas (contemplando os familiares das crianças). Estamos muito felizes e animados com a ação, esperamos que essa parceria dure por muito e muito tempo".

Na ala oncológica do Hospital Santo Antônio a nova iluminação vai melhorar a ambientação dos espaços, trazendo maior conforto para as pessoas que os utilizam. O gerente geral do HSA, Rafael Branco Bertuol, conta que o  Solarium do setor de Pediatria e a Brinquedoteca do novo setor exclusivo da Oncologia Pediátrica receberam as iluminações da Blumenau Iluminação:

“Além do nosso quadro de colaboradores que transitam diariamente nestes espaços, todos os nossos pacientes e acompanhantes poderão frequentar os espaços e aproveitar a nova ambiência”. 

“Somos referência em Oncologia Pediátrica para 53 municípios, além de sermos o único hospital que atende Pediatria pelo SUS na cidade de Blumenau. Portanto, toda a cidade de Blumenau e os municípios da região serão beneficiados por esta doação”. 

"Agora, nossos pacientes terão um conforto visual importante em áreas destinadas ao descanso e distração".

De acordo com Jessica Mellies, assistente social da Casa São Simeão, terceira entidade beneficiada, à medida que envelhecemos a visão pode diminuir e um ambiente devidamente iluminado pode proporcionar maior visibilidade aumentando a segurança na locomoção e atividades cotidianas:

“Além disso, a iluminação impacta no humor, bem-estar emocional e na estimulação cognitiva dos idosos acolhidos na Casa São Simeão". 

"A partir disso, com o projeto da Blumenau Iluminação foi  possível promover um ambiente mais seguro, acessível e acolhedor para os residentes da Casa”.

A Casa São Simeão acolhe idosos na modalidade particular e pública, totalizando uma capacidade para 95 idosos:

“Atualmente estamos acolhendo 84 idosos, além de beneficiá-los, o projeto irá contribuir também com os 61 funcionários da Casa”. 

“É importante lembrar que essa ação demonstra o comprometimento da Blumenau Iluminação com ações de responsabilidade social a partir do apoio e o reconhecimento da empresa em relação ao trabalho realizado pela Casa São Simeão”. 

"Esse projeto e parceria é de grande relevância para a instituição e fará grande diferença para os idosos acolhidos e para a preservação da instituição”.

 

SANTA CATARINA MODA E CULTURA

Somos uma Plataforma Colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

Empresas associadas: Altenburg, Andritex, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Malwee, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, ONDM, Tecnoblu, Todolivro, Tony Fun, TêxtilLab e TRTêxtil.

Instituições de ensino parceiras: Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

Apoiadores - Fiesc-Senai, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil.

Parceiros - Fundação Fritz Muller, Sintex, Acib, Assintecal, e Sebrae.

Saiba mais sobre nós. Venha nos conhecer. Participe!

www.scmc.com.br







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda