MODA E TECNOLOGIA

Santa Catarina Moda e Cultura lança vertical para acelerar desenvolvimento tecnológico em associadas

16/09/2023 08:00:00

Palestra inaugural terá Roni Cunha Bueno, founder da fase exponencial da Netshoes

Santa Catarina Moda e Cultura lança vertical para acelerar desenvolvimento tecnológico em associadas

Santa Catarina é um dos estados mais inovadores do país. De acordo com o Índice de Inovação do Brasil, o estado ocupa a 2ª posição no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo.

Este desenvolvimento tecnológico é impulsionado por uma série de fatores, como a forte presença de universidades e institutos de pesquisa, a alta qualificação da mão de obra e o apoio da indústria e governo estadual.

Para estar em conexão com o desenvolvimento tecnológico do Estado, o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) está lançando uma vertical focada na transformação digital para suas empresas associadas.

A VERTICAL

A vertical será composta por três representantes das empresas associadas a plataforma que estão à frente da transformação digital em suas respectivas organizações: 

Arthur Píres – Head de novos negócios da Beagle

Jônatas Henry S. Schmitt - Gerente de Transformação Digital da Brandili

José Steffen - Head de transformação digital e TI da Karsten. 

Eles estarão no comando das pautas e das possíveis soluções para a indústria apresentadas durante o encontros. 

O objetivo da vertical é identificar oportunidades de inovação, promover a colaboração entre os diferentes atores do ecossistema de inovação e disseminar conhecimento e novas práticas sobre tecnologias emergentes para os associados.

"O desenvolvimento tecnológico é essencial para a competitividade das empresas catarinenses", afirma o presidente do SCMC, Fernando Siebert. 

"A comissão especial da vertical vai contribuir para que as empresas associadas tenham acesso às melhores práticas e tecnologias disponíveis."

PALESTRA INAUGURAL

A vertical Transformação Digital será lançada neste mês de setembro e traz Roni Cunha Bueno para uma palestra marcando sua abertura. 

Roni foi founder da fase exponencial da Netshoes, conhecimento aplicado na Aceleradora Organica, que auxiliou o crescimento de Meliuz, Enjoei, Mercado Bitcoin, Gupy, Livup, Waren, Captable e Rocktchat, entre mais de cem startups.

Atuou também na transformação digital e aceleração de grandes empresas como Cia Hering, Farm, Hortifruti - Natural da Terra, Oba Hortifruti, Banco Bv, Modal Mais, Porto Seguro.

“Observamos uma resistência significativas em algumas áreas das empresas em adotar novas tecnologias. A cultura organizacional atual pode estar dificultando a adoção das mudanças tecnológicas necessárias para sustentar o crescimento e a inovação", afirma Roni sobre o momento em algumas indústrias. 

A vertical terá um encontro por mês até novembro, com continuidade em 2024

Os encontros são exclusivos para associados ao SCMC, com exceção do evento de inaugural que será aberto. 

Quando: 19 de setembro

Horário: 19h

Local: Centro de Inovação de Blumenau, auditório, piso térreo. 

IMERSÃO EM IA GENERATIVA

Paralelo a vertical o SCMC traz a Blumenau o primeiro evento prático sobre Inteligência Artificial para empoderar profissionais das suas empresas associadas das áreas de criação, desenvolvimento de produto e marketing com o que há de mais inovador em tecnologia, metodologias e ferramentas para gerar mais produtividade, agilidade e eficiência no dia-a-dia. 

Em formato hands on, os participantes testarão diversas plataformas e já podendo, inclusive, aplicar em sua empresa no dia seguinte. A imersão será mais do que conhecer as principais tecnologias de I.A da atualidade.

Na condução deste evento, teremos o especialista em I.A, Leonam Nagel, que está entre as maiores autoridades em I.A em Santa Catarina.

A imersão terá duas edições: 28 de setembro, e dia 03 de outubro, ambos das 09h às 20h, no auditório do Centro de Inovação de Blumenau. Ação exclusiva para associados SCMC.

SOBRE O SCMC

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos. Em 18 anos de atuação, mais de 50 empresas catarinenses já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos.

Atualmente, 27 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto Empresarial, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Intima, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, Tecnoblu, Têxtil Lab, TonyFun e TRTêxtil







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda