EMPRESAS

Blumenau Iluminação comemora 45 anos, amplia centro de distribuição e apresenta novo posicionamento de marca

21/08/2023 14:00:00

Blumenau Iluminação comemora 45 anos, amplia centro de distribuição e apresenta novo posicionamento de marca

A Blumenau Iluminação, um dos maiores players do setor de iluminação nacional, celebra seus 45 anos.

A empresa apresenta um reposicionamento de marca, com definição de novas práticas, inovando na identidade visual e nos materiais de comunicação.

Além disso, fará um investimento de R$ 12,6 milhões na aquisição de um novo centro de distribuição. 

Com o novo centro de distribuição, arrematado em um leilão neste mês de agosto, a Blumenau Iluminação ganha mais 11 mil metros quadrados de área construída. 

O espaço receberá investimentos de pelo menos R$ 5 milhões em reformas e adaptações necessárias. 

A previsão é de que a nova estrutura esteja pronta em até sete meses.

A Blumenau Iluminação atua em todo o Brasil e em mais de 10 países da América Latina. 

São mais de 10 mil pontos de vendas ativos e mais de 1.500 produtos em seu portfólio.

Conforme a diretoria da empresa, nos últimos cinco anos, a empresa registrou um crescimento de 130% no faturamento e cerca de 70% de incremento no quadro de funcionários, totalizando mais de 250 colaboradores diretos e cerca de 130 representantes espalhados pelo Brasil. 

REPOSICIONAMENTO 

A empresa começou seu reposicionamento de marca no início de 2022. 

A supervisora de marketing da Blumenau Iluminação, Mayara Silva, que liderou o desenvolvimento desse novo projeto, conta que o período foi de muito estudo e grandes desafios. 

O novo manifesto da marca é: Antes de qualquer luz se acender, muita gente já colocou as mãos, a cabeça e o coração para que uma boa iluminação fosse possível para milhões de pessoas.

Mayara conta que os insights sugeriram a construção de um posicionamento grandioso, que ultrapassasse as barreiras de Blumenau - cidade sede da empresa - e do Brasil. 

Segundo Mayara, a empresa buscava uma mensagem que tivesse a capacidade de projetá-la no cenário nacional como uma marca sólida e inquestionavelmente interessada em se relacionar com a população, surgindo assim o posicionamento: “Se tem luz, tem gente”. 

Trata-se de uma grande mudança simbólica e cultural para a empresa. 

O diretor Comercial e de Operações da Blumenau Iluminação, Renan Pamplona Medeiros, conta:

“Através desse novo posicionamento, o propósito da Blumenau Iluminação foi reescrito com o intuito de enfrentar um desafio do segmento de iluminação que é a construção de proximidade e de relacionamento”. 

“Queremos estar ao lado das pessoas, como a primeira opção quando se pensa em iluminação. Somos uma empresa com a qual os consumidores e lojas podem contar. Queremos reunir as pessoas ao redor da luz”. 

“O novo posicionamento também demonstra a visão futura da Blumenau Iluminação, que é democratizar o acesso à boa iluminação. Por isso, o mix de produtos passa a ser pensado para quem busca conveniência, autonomia e familiaridade”. 

"Nesse sentido, destaca-se uma grande vantagem: maior alinhamento e sincronia estratégica entre os departamentos comercial, marketing e de desenvolvimento de produto”. 

O presidente da empresa, Renato Medeiros, comenta:

“Nosso reposicionamento tem grandes pretensões. Além de direcionar as decisões estratégicas da empresa para os próximos anos e aumentar a conexão com nossos colaboradores e clientes, nós planejamos reforçar nossa posição de referência em iluminação no Brasil”.

Para celebrar os 45 anos, a Blumenau Iluminação também organizou uma semana de comemorações junto aos seus colaboradores, comenta Renato:

“Celebramos ao lado do nosso time, sem ele não estaríamos aqui. Eles pertencem a essa história de sucesso, por isso nossas comemorações começaram voltadas à nossa cultura interna”.

Renato Medeiros afirma que, com 45 anos de experiência e sucesso, a Blumenau Iluminação está pronta para enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro trará:

“O novo posicionamento é um testemunho da capacidade que temos de evoluir e de nos adaptar. Tudo isso mantendo nossos valores e qualidade". 

“Estamos orgulhosos por essa jornada de sucesso e por continuar iluminando os caminhos das pessoas. Se tem luz, tem gente. E se tem gente, você tem com quem contar!”.

Lorena Pamplona Medeiros, filha de Orlando Zeno Pamplona, fundador da Blumenau Iluminação, está na empresa desde 1986. De uma família de cinco irmãos, atualmente é a única que continua ativa no dia a dia da empresa:

“Nesses 45 anos, a empresa se estabeleceu como uma líder no mercado de iluminação, conquistando reconhecimento tanto nacional quanto internacionalmente. Somos sinônimo de inovação, qualidade e comprometimento com a satisfação dos clientes". 

“Neste momento tão especial, não estamos apenas celebrando conquistas passadas, mas também olhando para o futuro com um novo olhar e uma nova abordagem”. 

“A empresa está orgulhosamente revelando seu novo posicionamento de marca, marcando uma evolução significativa em sua identidade”. 

 

SANTA CATARINA MODA E CULTURA

Somos uma Plataforma Colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

Empresas associadas: Altenburg, Andritex, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Malwee, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, ONDM, Tecnoblu, Todolivro, Tony Fun, TêxtilLab e TRTêxtil.

Instituições de ensino parceiras: Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

Apoiadores - Fiesc-Senai, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil.

Parceiros - Fundação Fritz Muller, Sintex, Acib, Assintecal, e Sebrae.

Saiba mais sobre nós. Venha nos conhecer. Participe!

www.scmc.com.br







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda