INOVAÇÃO

Entrando em seu 18º ano, SCMC une forças com o ecossistema de inovação de Blumenau

13/12/2022 11:00:00

A partir de janeiro de 2023, a sede do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) passa a ocupar o Centro de Inovação de Blumenau

Entrando em seu 18º ano, SCMC une forças com o ecossistema de inovação de Blumenau
Fernando Siebert, Udo Schroeder, Francisco Hoffman, Fernanda Rickmann e Tiago Nicchellatti (Divulgação)

Em quase 18 anos de ações ininterruptas, o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) atua como uma plataforma colaborativa que conecta empresas e instituições de ensino técnico e superior para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos.

Tem o propósito de tornar Santa Catarina um ambiente para inovação e design, fortalecendo relações que geram e compartilham valor.

Às vésperas de encerrar as atividades deste ano, o SCMC comemora a assinatura do contrato com o Centro de Inovação de Blumenau (CIB) nesta segunda-feira (12).

"Neste novo momento, o SCMC busca se aproximar das startups e projetos inovadores associados ao digital, e o CIB é o ambiente que mais se conecta com nossos próximos passos" afirma Fernando Siebert, Presidente do SCMC.

Amélia Malheiros que atua como mentora para a equipe executiva do SCMC, comenta que “habitar um ecossistema que promove inovação, parcerias, boas trocas, é a base para evoluir o SCMC enquanto plataforma. Somos gratos ao Officina Café Coworking que nos acolheu, e agora estamos decolando em uma nova jornada!! Obrigada CIB por nos receber!”.

Desde 2015, o SCMC ficou instalado no Officina Café Coworking, em Blumenau.

O CIB, neste mês de dezembro, completa dois anos de atividades. 

Se fortalece como uma comunidade que valoriza o conhecimento voltado à cultura da inovação e ao empreendedorismo. 

Atualmente, conta com 20 empresas residentes e nove incubadas.

O Sr Udo Schroeder, Presidente do conselho de administração do Instituto Gene e que está à frente do CIB, fala que a expectativa para receber o SCMC é a melhor possível. “Teremos muitas conexões dos associados SCMC com os residentes do CIB. Participação no ticket têxtil, troca de ideias e experiencias com os nossos residentes, como Texneo, Hering, etc...”.

Já tendo em vista um projeto de imediato o Eixo Ticket Textil“onde através da SEDEC as reuniões acontecem no CIB com as empresas de Blumenau e região, e estamos contando com a participação efetiva do SCMC.”

Desde sempre o SCMC acredita na força de Santa Catarina como um estado que se diferencia por sua multiculturalidade. 

Esse ano de 2022, as imersões que foram ofertadas as associadas valorizaram a cultura, o eno turismo local, visitas a indústrias de diferentes segmentos que tanto inspiram o país, aos polos tecnológicos da grande Florianópolis e tudo que compõe a economia criativa tão importante para o PIB do Estado e do Brasil.

Também foram duas missões internacionais – ao Vale do Silício na California, e a Amsterdãm onde abriga o ecossistema do denim. 

Em agosto, levou um time grande entre designers, engenheiros têxteis, alunos e professores para uma tour no cultivo e beneficiamento do algodão em Mato Grosso.

O objetivo do SCMC para 2023 é ampliar seu escopo de atuação, incluindo novos associados que representam a força e o DNA Catarina.

Neste momento conta com dezenove empresas associadas: Altenburg, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Fakini, Fundação Hermann Hering, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Meias Loa, Marisol, Oceano e Tecnoblu.

 

SANTA CATARINA MODA E CULTURA

Somos uma Plataforma Colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

Empresas associadas: Altenburg, Andritex, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Malwee, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, ONDM, Tecnoblu, Todolivro, Tony Fun, TêxtilLab e TRTêxtil.

Instituições de ensino parceiras: Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

Apoiadores - Fiesc-Senai, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil.

Parceiros - Fundação Fritz Muller, Sintex, Acib, Assintecal, e Sebrae.

Saiba mais sobre nós. Venha nos conhecer. Participe!

www.scmc.com.br







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda